Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Publicação mostra progresso de programa de controle de poluição do ar por veículos, em 30 anos

Publicado em 22/11/2016 Editoria: Meio Ambiente Comente!


Foto: divulgação internet

Foto: divulgação internet

O Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) completa 30 anos de existência, e em publicação comemorativa apresenta as evoluções obtidas. Criado em 1986, pelo então recém-formado Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o programa tinha o objetivo de reduzir e controlar a contaminação atmosférica e a emissão de ruído por veículos automotores nacionais e importados, além de regular a fabricação de carros, motos, ônibus, caminhões, máquinas agrícolas e rodoviárias.

Os principais resultados obtidos ao longo desses anos, a partir da meta estabelecida com a criação do Proconve, estão apresentados em publicação comemorativa lançada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O livro   descreve a evolução do programa, o alcance, a relevância para o controle de emissões veiculares e as principais mudanças tecnológicas na produção automobilística do país.

A publicação também apresenta os principais resultados relacionados direta ou indiretamente ao programa para o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda. De acordo com Ibama, a emissão de gases tóxicos por automóveis atualmente é 90% menor que a registrada no ano de lançamento do Proconve. Só na região metropolitana de São Paulo, a liberação de monóxido de carbono na atmosfera foi reduzida em 60%.

Com as medidas adotadas para redução da poluição, estima-se que 14.495 mortes tenham sido evitadas, e gerado economia de aproximadamente R$ 1,3 bilhão em assistência médica. Esses são apenas alguns dos benefícios ambientais e socioeconômicos apresentados no livro, que aponta a importância do programa para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida no contexto da Política Nacional do Meio Ambiente.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) recomenda que os gestores locais acessem o livro, disponível em formato digital. Para entidade, algumas medidas podem ser adotadas pelos governos municipais.

Acesse a publicação aqui.

› FONTE: Agência CNM, com informações do Ibama

Comentários