Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitos aderem a programa de residência em gestão municipal promovido pela Udesc e Fundação ENA

Publicado em 18/11/2016 Editoria: Política Comente!


Representantes de nove municípios catarinenses conheceram na noite de quarta-feira, 16, detalhes de uma iniciativa que visa qualificar a administração pública municipal, alocando especialistas em gestão para auxiliar no planejamento e na execução de projetos estratégicos para os municípios.

Voltado a todas as prefeituras catarinenses interessadas, o Programa Residência em Gestão Municipal foi elaborado pela Fundação Escola de Governo (ENA) e pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).

O evento no Auditório da Udesc Esag, em Florianópolis, reuniu gestores de nove municípios catarinenses – Florianópolis, Blumenau, São José, Palhoça, Balneário Camboriú, Rio do Sul, Camboriú, Biguaçu e São Pedro de Alcântara – além de representantes de organizações parceiras, da comunidade acadêmica e demais interessados.

Declararam adesão ao programa os prefeitos eleitos de Blumenau, Napoleão Bernardes, de Rio do Sul, José Thomé, e de Palhoça, Camilo Martins, representado na ocasião pela secretária de Administração, Cristina Schwinden.

Também expressaram interesse em aderir os representantes de São José, Biguaçu, Camboriú e da Câmara de Vereadores de Florianópolis.

O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), Sérgio Manuel Martins, anunciou no evento o apoio do órgão para a viabilização da iniciativa.

Equipes técnicas

O Programa Residência em Gestão Municipal propõe a seleção de equipes técnicas, com pelo menos quatro especialistas em gestão pública cada, para atuar em funções estratégicas nas prefeituras.

Na apresentação nesta quarta, a presidente da Fundação ENA, Junia Soares, destacou que prefeitos eleitos de municípios catarinenses podem aderir ao programa até o próximo dia 25. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.enabrasil.sc.gov.br e pelo e-mail [email protected].

"A meta é assinar termos de adesão com dez prefeituras. Após o encerramento do prazo, será formada uma comissão de seleção, com membros da ENA, professores da Udesc Esag e representantes das prefeituras e das instituições parceiras. Os especialistas residentes serão selecionados em fevereiro e ingressarão nas prefeituras em março de 2017", afirmou.

O programa prevê que os selecionados participarão de um curso de aperfeiçoamento em Gestão Pública na Fundação ENA e receberão mentoria de professores de Administração Pública da Udesc.

Políticas públicas

Pela Udesc Esag, participaram do encontro o professor Leonardo Secchi e estudantes do quinto termo noturno de Administração Pública, que conceberam a iniciativa como atividade da disciplina Políticas Públicas.

A iniciativa tem apoio da Associação dos Profissionais do Campo de Públicas (Pro Publica Brasil), da Federação Nacional dos Estudantes dos Cursos do Campo de Públicas (Feneap), da Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP) e da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ANEPCP).

Mais informações no folder do programa, no site da ENA e na página do evento no Facebook.

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Udesc Esag

Comentários