Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Novembro terá cinco feiras de empreendedorismo em escolas do Oeste

Publicado em 17/11/2016 Editoria: Esportes Comente!


Programa gratuito capacitou mais de 7 mil alunos de 22 municípios da região

Alunos do ensino fundamental mostram que não é preciso ser adulto para desenvolver habilidades empreendedoras e superar desafios na busca pela inovação. Essa realidade pode ser observada nos surpreendentes resultados de diversas escolas de 22 municípios do oeste catarinense que aderiram ao Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do Sebrae/SC, implementado com a parceria das Secretarias Municipais, Gerencias Regionais de Educação e algumas entidades da região.

O projeto, que iniciou em 2014, capacitou até o momento mais de sete mil alunos. Disponibilizado gratuitamente, o JEPP começa com a preparação dos professores, segue com aplicação aos alunos e encerra com uma feira de empreendedorismo, onde são demonstrados produtos e serviços produzidos durante as aulas. Até mesmo o cerimonial é organizado e apresentado pelos estudantes.

"Cada exposição tem seu diferencial. É gratificante perceber que, tanto os professores quanto os alunos, se evolvem, se comprometem e dão um show de empreendedorismo, demonstrando criatividade, inovação e responsabilidade", destaca a mestre em educação e consultora credenciada ao Sebrae/SC, responsável pela formação, Odilene Ozelame.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, realça que a participação das escolas, das secretarias de educação, dos diretores e dos professores tem sido essencial para a concretização do programa. "Os resultados nos mostraram que a proposta vem obtendo êxito, ou seja, conseguimos atingir os objetivos de estimular a iniciativa, a criatividade e habilidades para inovação, o que é essencial para que os estudantes gerenciem sua vida e, futuramente, a carreira profissional".

O projeto visa disseminar a cultura empreendedora entre crianças e adolescentes para  estimular os comportamentos empreendedores por meio da cooperação, inovação, ética, cidadania e ecossustentabilidade, para que possam tornar-se protagonistas de suas próprias vidas.

Feiras de Nvembro

Neste mês, cinco escolas encerrarão o JEPP com as feiras de empreendedorismo. As exposições mostrarão empreendimentos de várias áreas da economia e projetos sociais, além de comercializar os produtos confeccionados pelos alunos com a supervisão dos professores, durante as atividades do programa.

A primeira está programada para o dia 19, das 14 às 16 horas, no Sesc Xanxerê. O evento terá ênfase para demonstração da criatividade dos alunos e inovações para 2016. Participarão representantes do Sebrae/SC, da gerência e coordenadoria técnica de educação da unidade, representantes da Secretaria Municipal de Educação, da ACIX, prefeito, além dos alunos, familiares e comunidade.

Em seguida, no dia 24, alunos, professores e gestores da Escola Estadual São Francisco, de Chapecó, apresentarão os trabalhos do JEPP, durante exposição das 13h30 às 16h30, nas dependências da instituição. A programação inclui solenidade de abertura, apresentações culturais, visitação de oficinas, mateada, entre outros. O evento contará com a presença de representantes da Agência de Desenvolvimento Regional, Comitê Propaz e Viver, além de pais e comunidade. A previsão é reunir aproximadamente 1.500 pessoas na feira. 

No dia 25, das 13h às 17h, a feira do JEPP ocorre na Casa Familiar Rural de Quilombo. A programação inclui abertura, apresentações culturais, oficinas de produtos, lanche coletivo, brinde aos visitantes, entre outros. Participarão autoridades locais, gestora estadual do JEPP, coordenadoria regional oeste do Sebrae/SC, representantes das empresas e instituições parceiras (Cooperativa Central Aurora Alimentos, Sicoob, Cresol, Alfa, Floricultura Espaço Verde), alunos, familiares e comunidade.

No dia 29, das 13h30 às 16h30, será a vez do Núcleo Municipal Escolar de Marema promover a feira. A programação inclui abertura, apresentações culturais, exposição e visitação às oficinas. Participarão autoridades do Poder Público Municipal, representantes das entidades parceiras (Cooperativa Regional Alfa Horto Municipal, Secretaria de Educação), representantes do Sebrae/SC, alunos, professores e gestores da escola, além de familiares e comunidade.

A última exposição do mês será no dia 30, das 9h30 às 11h15 e das 14h às 16h, na Apae de Xaxim. O evento contará com cerimônia de abertura, apresentações culturais, oficinas com visitação dos trabalhos e lanche. A iniciativa terá a presença da diretoria executiva da Apae, representantes do Sebrae/SC, do Senai, da Secretaria Municipal de Educação, direção da Escola Dom Bosco, familiares e comunidade.

› FONTE: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Comentários