Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Observatório Social de Chapecó apresenta primeira prestação de contas

Publicado em 11/11/2016 Editoria: Esportes Comente!


Fruto da iniciativa de representantes da sociedade civil organizada com o objetivo de estimular a cidadania e a ética, monitorando a qualidade da aplicação dos recursos públicos, o Observatório Social (OS) acompanha licitações e ações de educação fiscal em todo o País. Em Chapecó a entidade atua desde janeiro de 2016. Para prestar contas à comunidade sobre as atividades desenvolvidas no período de maio a agosto o OS Chapecó apresentou o relatório quadrimestral nesta quarta-feira (9), com a presença de voluntários, entidades parceiras, comunidade e imprensa.

A entidade é apartidária sem fins lucrativos, mantida pela sociedade, que objetiva realizar ações de educação para o exercício pleno da cidadania e o controle social. "Monitoramos os gastos do município, em favor da transparência e melhoria na qualidade da aplicação dos recursos arrecadados por meio de tributos, minimizando as possibilidades de desvios dos recursos públicos em função de deficiência na gestão ou por meio de atos de corrupção", explica o presidente da OS Chapecó, Armelindo Carraro.

Ações

A OS Chapecó é formada por nove comissões e um Núcleo Jovem, criado por voluntários de 14 a 21 anos com o intuito de despertar a cidadania dos futuros eleitores, governantes, empreendedores, comunidade em geral e o público infanto-juvenil.

Desde que iniciou suas atividades desenvolveu uma série de ações, entre elas o primeiro treinamento para voluntários da OS Chapecó em que estiveram presentes mais de 30 voluntários. Também foi promovida capacitação para a Comissão de Licitações com a presença de representantes do Setor de Compras de órgãos municipais, estaduais e do legislativo.

Foram assinados convênios com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (SICOM), Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e a Sociedade Amigos de Chapecó (SAC).

Grupos de voluntários desenvolveram o diagnóstico organizacional, a missão, visão e os valores do OS Chapecó. Até o final de agosto foram promovidas 12 reuniões ordinárias. A entidade também participou de uma série de eventos sociais como a abertura da Semana da Família, acompanhamento na fiscalização em obras de asfalto. A campanha Voto Consciente foi outra iniciativa da OS Chapecó. A intenção foi despertar o espírito de cidadania dos eleitores.

A entidade é mantida pela CDL Chapecó, ACIC Chapecó, SICOM e SOMAR e conta com o apoio da Unoesc, Sociedade Amigos de Chapecó (SAC) e Unochapecó.

Seja um voluntário

Qualquer cidadão, entidade, empresa e clubes de serviço podem ser voluntários do Observatório Social. Os interessados em participar podem entrar em contato pelo telefone (49) 3328-8812, no e-mail [email protected] ou no site www.oschapeco.org.br.

› FONTE: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Comentários