Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Horta orgânica é cultivada por adolescentes de unidade socioeducativa

Publicado em 10/11/2016 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto: Denise Lacerda/SJC

Foto: Denise Lacerda/SJC

Desde março, os adolescentes do Plantão de Atendimento Inicial (PAI), unidade socioeducativa vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC), no Bairro Agronômica, em Florianópolis, contam com uma nova atividade no seu dia a dia: o cultivo de uma horta orgânica que foi reativada na unidade. Além de permitir que eles tenham uma terapia ocupacional próximo da natureza, as hortaliças produzidas são consumidas na própria instituição.

“Este projeto trouxe entusiasmo e motivação aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa no local, combate a ociosidade e ajuda a resgatar a autoestima e a responsabilidade”, ressaltou o diretor do Departamento de Administração Socioeducativo (Dease), Zeno Tressoldi, após visitar o projeto na tarde desta terça-feira, 8, acompanhado do diretor administrativo e financeiro da SJC, Edemir Alexandre Camargo Neto.

A horta foi reativada por dois agentes socioeducativos, Nereu Matos e Jorge Souza, e incentivado ainda pelo novo gestor da unidade, Filipe Minelli. Nos nove canteiros de aproximadamente seis metros, os próprios adolescentes fizeram a concretagem, pintura, drenagem e colocaram as novas sementes. “Eles participam ativamente e gostam muito”, conta Matos, um dos agentes mais antigos do PAI junto com Souza, o criador do projeto.

O cultivo da horta é realizado diariamente, das 9h às 11h30, e das 14h às 16h30. Os dez adolescentes que ocupam hoje o total de 16 vagas da unidade são divididos em dois grupos que cultivam diversas hortaliças como berinjela, alface, repolho, acelga, beterraba, salsinha e cebolinha. “É uma atividade simples, mas muito rica, que complementa o processo educacional”, destacou o diretor financeiro, Edemir Alexandre Camargo Neto, após observar os adolescentes fazendo a colheita de algumas hortaliças.

Além da atividade na horta, os adolescentes do PAI participam das aulas curriculares do Ensino Médio e Fundamental (em convênio com o Ceja – Educação de Jovens e Adultos), fazem educação física, praticam esportes e frequentam a oficina de argila.

Cursos profissionalizantes

Na próxima semana, também começam dois novos cursos profissionalizantes na unidade: o de Mecânica de Motocicletas (48 horas) e o de Instalador de Ar Condicionado Split (28 horas). “É uma ação inédita. Pela primeira vez o PAI oferecerá cursos profissionalizantes”, conta o gestor Filipe Minelli.

Outra ação interessante desenvolvida na unidade é o projeto Caixotes, atividade manual de customização e venda de caixotes de madeira. Eles lixam e envernizam as caixas que depois são vendidas para decoração. A ideia futura é criar uma cooperativa e dividir os valores arrecadados, explica a psicóloga do PAI, Mariana Dal Castel Lopes.

› FONTE: Assessoria de Imprensa Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania

Comentários