Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Obras de restauração da Ponte Hercílio Luz entram em nova etapa

Publicado em 28/10/2013 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto: James Tavares/Secom

Foto: James Tavares/Secom

Os trabalhos de restauração da Ponte Hercílio Luz estão entrando em uma nova etapa, com a construção da estrutura provisória que sustentará o vão central da ponte enquanto as peças forem substituídas e restauradas.

“Essa é uma obra prioritária, é um trabalho de grande complexidade técnica e um desafio de engenharia, mas temos pressa para que isso aconteça e está tudo caminhando dentro do previsto. Até agora o trabalho mais importante foi submerso. Agora a obra começa a ficar mais aparente”, afirmou o governador Colombo durante a vistoria. O cronograma técnico do Governo do Estado prevê que a restauração seja concluída até dezembro de 2014.

Parte da estrutura provisória que vai sustentar o vão central da ponte está sendo montada em terra e será transportada para a área superior das quatro bases de concreto construídas dentro da água.

As bases, que têm 30 metros de profundidade, estão prontas, mas passam agora pelo processo de contraventamento, que consiste no reforço interno dessas estruturas subaquáticas para receber o peso completo da estrutura provisória. Nas próximas semanas, quem passar pela ponte poderá começar a perceber a estrutura provisória ganhando forma em cima das bases de concreto.

Segundo o engenheiro Wenceslau Diotallevy, que faz parte do corpo técnico do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e é responsável pela fiscalização das obras, o trabalho de contraventamento nas quatro bases deve ser finalizado até dezembro deste ano e a estrutura provisória deve estar pronta debaixo da ponte no primeiro trimestre de 2014.

As etapas seguintes consistem na transferência de carga, com a suspensão da ponte por 54 macacos hidráulicos a serem instalados no local, e, por fim, a restauração e pintura da estrutura do vão central.

A obra de recuperação da Ponte Hercílio Luz receberá cerca de R$ 150 milhões em investimentos e faz parte do programa do Pacto por Santa Catarina

O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior, lembrou que além de um cartão-postal da cidade, a obra é um grande ganho em questão de mobilidade urbana com a retomada de uma nova opção de ligação entre a Ilha e o Continente. “A proposta é usar a ponte prioritariamente para o transporte coletivo nos horários de pico e a prefeitura já está preparando as cabeceiras para que, quando a restauração for concluída, nós possamos retomar a via”, afirmou o prefeito.

A Ponte Hercílio Luz foi inaugurada em 13 de maio de 1926 e fechada para o tráfego de veículos pela primeira vez em 22 de janeiro de 1982. Em 1988, foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal e, em 1991, foi novamente interditada a qualquer tipo de tráfego. 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários