Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Florianópolis recebe Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal

Publicado em 25/10/2013 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O cuidado da enfermagem com a saúde materna e neonatal para fortalecer a autonomia profissional e a implementação de boas práticas durante o parto serão discutidos durante o 8º Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal - Cobeon) de 30 de outubro a 1º de novembro na UFSC, em Florianópolis.

O evento reunirá profissionais renomados da área do Brasil e do exterior. O objetivo será atender estudantes e profissionais de enfermagem e de outras áreas da saúde para a discussão de temas essenciais para a melhoria do atendimento dos recém-nascidos e da gestante, beneficiando diretamente toda a comunidade.

Paralelamente, ocorre o 2º Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal - Cieon. A adoção de boas práticas durante o parto, como a livre escolha de um acompanhante, um ambiente adequado e privativo, momentos de descanso de acordo com as necessidades da mulher e a utilização de métodos não invasivos e naturais, como técnicas de relaxamento, massagem, bolas e imersão na água, contribuem para diminuir o preconceito que algumas mulheres têm sobre o parto natural. 

 “Um número significativo de mortes maternas se dá por causas obstétricas, devido a tratamentos incorretos, omissão e outras causas. Muitos desses óbitos poderiam ter sido evitados com tratamentos preventivos, melhoria do acesso ao planejamento familiar voluntário, investimento na formação e qualificação de profissionais de saúde com habilidades obstétricas e garantia do acesso a cuidados obstétricos de emergência nos casos de complicações”, avalia a enfermeira Maria Emília de Oliveira, presidente do Cobeon e do Cieon. 

A organização é da Associação Brasileira de Enfermagem Obstétrica e Neonatal e Obstetrizes do Estado - Abenfo/SC com a parceria do Departamento de Enfermagem da UFSC e com o apoio da empresa Saúde Suplementar, CNPQ, Fapesc, Capes, Alesc, Governo do Estado, entre outras entidades.

Mais informações em www.cobeon2013.com.

› FONTE: Fabrica de Comunicação

Comentários