Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura de Florianópolis entrega Parque Jardim Botânico à cidade

Publicado em 26/09/2016 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto: divulgaçãoAdriana Baldissarelli

Foto: divulgaçãoAdriana Baldissarelli

A Prefeitura entregou à cidade neste sábado (24) o Parque Jardim Botânico de Florianópolis, em área que, em 2007, como deputado estadual, o prefeito Cesar Souza Junior ajudou a salvar da especulação imobiliária. Em torno de 7 mil pessoas visitaram o parque no dia da abertura oficial e outras 5 mil eram esperadas no domingo. São 19 hectares conectados a 200 hectares do Manguezal do Itacorubi, às margens da Rodovia Admar Gonzaga, onde, entre a metade dos anos 60 e 90, operou o Centro de Treinamento da Epagri.

“Um Jardim Botânico nunca vai estar 100% pronto. O do Rio de Janeiro foi implantado em 1808 e continua em construção. Mas o bairro do Itacorubi já ganha uma grande área de lazer e daqui para a frente vamos melhorar cada vez mais essa construção permanente e coletiva. Quem quiser vir ajudar, dar sua contribuição, será muito bem-vindo”, disse o prefeito, na solenidade de abertura.

Segundo ele, começarão imediatamente oficinas de reaproveitamento e reciclagem de materiais em prédio já recuperado pela Prefeitura. Até o final do ano, também será alcançada a cessão pela Epagri do antigo prédio da fábrica de ração, para a instalação de startups (empresas nascentes) na área de sustentabilidade ambiental, melhorado permanentemente o paisagismo e providenciada a concessão de parte da casa-sede para uma cafeteria privada.

Mobilização popular garantiu parque

“Se não fosse aquela mobilização toda de 2007, certamente hoje aqui seria uma selva de pedras. A atitude não foi só minha, mas de mais de 15 mil pessoas”,  lembrou o prefeito, que durante a solenidade recebeu de Hugo Braga, ex-coordenador do Ciram-Epagri, uma caixa com as 15.480 assinaturas recolhidas em 2007, contra a venda do imóvel e pró-instalação do Jardim Botânico de Florianópolis.  O material compõe agora o acervo de documentos do Parque Jardim Botânico de Florianópolis.

Durante os pronunciamentos, todos os representantes da Epagri, do Governo do Estado, da organização Amigos do Jardim Botânico e o prefeito destacaram o trabalho árduo e competente dos empregados da Comcap, liderados pelo presidente Marius Bagnati. O diretor da Epagri Paulo Roberto Lisboa Arruda, representando o presidente Luiz Hessmann, disse que Bagnati “foi um recordista”, por ter feito em dois meses aquilo que muitas pessoas esperavam há 20 anos: abrir a área para o uso da comunidade.

Marius Bagnati denunciou que “a Comcap tem sido alvo de uma campanha difamatória que desconsidera sua participação ativa na vida da cidade ao longo dos últimos 45 anos”. Lembrou o desempenho da companhia na pavimentação e macrodrenagem da Capital, o orgulho por pioneirismos como a implantação da primeira coleta seletiva em capital brasileira, a primeira coleta exclusiva de vidro no Sul do Brasil e, inclusive, o Parque do Córrego Grande.  (Veja íntegra do discurso, clicando aqui.)

O prefeito agradeceu o empenho da Comcap. “Sem a força da Comcap, isso não seria possível. Ainda ontem, véspera da inauguração, vim aqui duas vezes, de manhã e à noite, e em ambas vi o pessoal da Comcap com muito amor, com muita garra, com muita força, e isso foi determinante para que pudéssemos realizar esse sonho de muitas anos, que era abrir o Jardim Botânico.”

Homenagem a Glauco Olinger

Sob o bosque de nogueiras, onde ocorreu a abertura oficial, o prefeito quebrou o protocolo duas vezes. A primeira para permitir que as crianças do Coral Vozes do Arvoredo, da comunidade do Siri, do programa de educação da Guarda Municipal, brincassem no parque, até que os discursos terminassem e elas voltassem a se apresentar. A segunda, para que o discurso final fosse de Glauco Olinger, pioneiro na extensão rural em Santa Catarina e fundador da Acaresc, hoje Epagri.

O engenheiro-agrônomo, com recém completados 94 anos, observou que quem estivesse ali com menos de 70 anos não fazia ideia do que era o lugar. “Era uma área rural do município de Florianópolis e quem olhasse para o lado veria vacas pastando, chácaras com frutas, agricultores, talvez meia dúzia de casas. Uma área tão rural que o repórter Adolfo Zigelli dizia que estávamos levando o Centro de Treinamento da Acaresc para próximo da África.“

Depois de divertir e encantar as pessoas, Glauco Olinger acompanhou o prefeito para inaugurar o espaço com seu nome na casa sede do parque. “Tudo isso aqui começou com espírito público, com o mesmo espírito público que hoje está dominando esse espaço do Parque Jardim Botânico de Florianópolis. Meus cumprimentos ao prefeito municipal por ter prestigiado essa obra”, discursou.

Ocupação instantânea

Só ou em par, em grupo de familiares, amigos e colegas, Luiz Dorizete Pinto, gerente da Divisão de Sustentabilidade Ambiental e Serviços da Comcap, estimou que 12 mil pesssoas visitem o Parque Jardim Botânico de Florianópolis neste primeiro final de semana. Isso que o primeiro sábado da Primavera 2016 foi de vento sul e temperatura abaixo de 20 graus. No parque não há estacionamento e as pessoas são obrigadas a chegar a pé ou de bicicleta.  Nessa fase inicial, o parque estará aberto à visitação de quinta a domingo, das 7h30min às 18 horas.

Além das exposições de Ilustrações Naturalistas e da coleção especial de aniversário de 13 anos do Museu do Lixo da Comcap, que caracteriza um espaço domiciliar de convivência dos descendentes açorianos, com curadoria de Lena Peixer, o parque oferece atrações de contemplação natural, como o lago e o bosque de nogueiras-da-Índia; de atividades físicas, como pista de caminhada rústica e academia ao ar livre; de recreação, como parque infantil e espaço multiuso, ontem usado para solenidade oficial, apresentação de Boi-de-mamão e por skatistas, redário e slackline, quadra de beach tennis e vôlei.

As primeiras impressões foram positivas, especialmente pela característica de rusticidade e reaproveitamento dos recursos naturais.

› FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação/PMF

Comentários