Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Café com Debate tem Alzheimer em pauta em Itapema

Publicado em 23/09/2016 Editoria: Itapema Comente!


O Café com Debate criado pelas profissionais de Educação Física do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Thaís Barcelos e Andressa Alves, realizou um novo encontro especial na manhã de quinta-feira (22/09) com o Grupo de Estudo e Apoio GEAz da UNIVALI para falar sobre Alzheimer. O objetivo do encontro foi focar nas vivências dos portadores dessa doença, cuidadores e seus familiares, podendo dialogar sobre a rede de apoio, os primeiros sintomas e a sequência dos diagnósticos de Alzheimer. O debate acontece todo mês, sempre abordando assuntos sociais e de saúde para toda a população de Itapema.

De uma forma que os participantes pudessem se sentir a vontade para a conversação e participação no encontro, o tema do Café com Debate desta semana foi Alzheimer e outras doenças, sendo sugerido por uma das participantes dos encontros que já faz parte do GEAz há 11 anos. O encontro trouxe uma troca de experiências, aprendizagem e vivências, passando informações sobre redes de apoio, a sequência de encaminhamento para diagnósticos de Alzheimer e outras doenças e ideias de como ficar atento para os sintomas.

O GEAz é um grupo de estudo e apoio existente há 14 anos, que foi desenvolvido pela ação do voluntariado do Curso Superior de Extensão da Universidade da Vida (UNIVIDA). Sendo oferecido especialmente para familiares e cuidadores de idosos com doenças como Alzheimer, o principal objetivo do grupo é orientar e fazer um planejamento no cuidado das pessoas, no qual os participantes têm a oportunidade de refletir sobre a tarefa de cuidado sob novas perspectivas, ao encontrar novas estratégias para superar dificuldades e descobrir novas formas de lidar com o cotidiano modificado, sendo assim, dividindo as responsabilidades. Além disso, o grupo mostra as vivências dos participantes e proporciona uma melhor qualidade de vida e bem-estar aos cuidadores e familiares.

O suporte dessa equipe multiprofissional do GEAz é feito principalmente para apoiar os cuidadores, mas além disso, há também consultas com geriatras e exames. Acontecem encontros mensalmente onde pessoas de todos os municípios da região que se encontram em tal situação podem participar de forma gratuita, sendo estas encaminhadas pelos seus familiares ou cuidadores que precisam comparecer em pelo menos um desses encontros e solicitarem as consultas ou exames necessários. Os encontros do GEAz acontecem em toda a segunda Terça-Feira do mês no horário de 15h às 17hs, sendo localizado na UNIVALI, Campus de Itajaí, na sala 203 do Bloco F6.

"É importante para a população saber que há esta rede de apoio para essas doenças. A nossa ideia para o próximo passo, a partir do que foi conversado com o grupo de encontros do Café com Debate, será realizar uma visita ao asilo de Itapema para fazer um voluntariado com eles" contou a profissional de Educação Física do NASF, Andressa Alves.

Segundo a Residente de Enfermagem do ESF, Jacqueline Polidoro, deve-se ter muita dedicação para cuidar do portador de uma doença como Alzheimer. "Cuidar de um familiar com alzheimer exige do outro muita dedicação, respeito, paciência e amor, por quem essa pessoa foi e é, é necessário um amor incondicional mesmo com todas as dificuldades do cuidado e dia a dia", afirmou Jacqueline.

"O processo dessa doença envolve muitas questões, mas o mais importante é amor, carinho e cuidado, esses são fundamentos importantes que a pessoa com alzeimer precisa. Os cuidadores também precisam de atenção e cuidado para si", afirmou a profissional de Educação Física do NASF, Thais Barcelos.

› FONTE: Comunicação | Prefeitura de Itapema

Comentários