Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

10º Fórum Mundial da Paz reúne ativistas de 60 países na Capital

Publicado em 22/09/2016 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto: Luis Debiasi/Agência AL

Foto: Luis Debiasi/Agência AL

A cidade de Florianópolis sedia entre quinta-feira (22) e domingo (25) a 10ª edição do Fórum Mundial da Paz, que tem como tema a mensagem “Nós acreditamos”. Realizado pela primeira vez no Brasil, o evento recebe representantes de 60 países.

A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 2 mil participantes para debater temas como educação, meio ambiente, tecnologia, responsabilidade social e políticas públicas em prol da construção de um mundo mais pacífico. “Na Europa estamos celebrando 70 anos de paz, depois das grandes guerras. Isso nos mostra que a paz é possível em outras partes do planeta. Nossa fundação busca levar essa mensagem por todo o mundo”, disse Dominicus Rohde, presidente da Schengen Peace Foundation, instituição responsável pelo evento em parceria com a Universidade Internacional da Paz (Unipaz).

A programação do fórum inclui palestras, workshops, vivências, oficinas de artes, práticas físicas e terapêuticas, exposições, shows, exibições de filmes, apresentações culturais e celebrações ecumênicas. As atividades serão realizadas no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras, no Norte da Ilha.

De acordo com a presidente do 10º Fórum Mundial da Paz, Dulce Magalhães, a proposta do encontro é reunir ativistas, estudantes, pesquisadores, jornalistas, executivos, líderes religiosos e políticos para compartilhamento de experiências. “O objetivo é chamar a atenção para o tema da paz, com o entendimento de que ela é uma escolha, um modo de viver, uma forma de cultura. Estamos falando, portanto, em educação. Não vivemos em paz porque não aprendemos. Por isso, a intenção é aprender com ativistas e agentes de paz de várias partes do mundo sobre tecnologias de paz, educação de paz, linguagem de paz, transformação de conflitos em paz, construção da mobilidade em paz, e depois espalhar essa mensagem.”

Para marcar o início das atividades, foi realizada na manhã desta quinta-feira, no calçadão da Felipe Schmidt, a “carrinhada de bebês pela paz” e o desfile de bandeiras dos países participantes do fórum. “Achamos muito bonito esse movimento de disseminação de informações para promover a paz, então viemos para contribuir”, comentou a psicóloga Malu Monteiro, mãe de Joaquim, de 7 meses. O ato contou com a presença da Banda Marcial do Instituto Estadual de Educação (IEE), estudantes da instituição de ensino, familiares e professores.

› FONTE: Agência AL

Comentários