Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Frente fria, ciclone e ar polar atuam no centro-sul do BR nesta semana

Publicado em 13/09/2016 Editoria: Geral Comente!


Foto: Climatempo

Foto: Climatempo

Semana terá chuva, ventania e queda de temperatura no centro-sul do BR.

A primavera se aproxima, mas as massas de ar polar ainda estão chegando com frequência ao Brasil. Na semana passada, após a passagem de uma frente fria, a temperatura caiu de forma acentuada na Região Sul, em Mato Grosso do Sul e em parte do interior de São Paulo. Em algumas cidades do Paraná e da Serra de Santa Catarina, a temperatura caiu abaixo de zero. Em Rancharia, no oeste paulista, fez apenas 1,5°C na quinta-feira (08).

Antes do frio, ocorreram as pancadas de chuva. Os volumes acumulados podem ser observados na Figura 1. Como a frente fria foi muito rápida, os volumes acumulados não foram muito elevados, mas ocorreram temporais isolados.

Um ciclone extratropical se formou no mar, ao largo do litoral gaúcho, e provocou muita ventania neste Estado ao longo da semana.

Na Região Norte, o calor e a alta umidade favoreceram a ocorrência de pancadas significativas de chuva entre Roraima, o Pará e o Amazonas.

No Nordeste, a semana foi marcada por sol e calor. Choveu um pouco pela faixa leste da Região e no Maranhão.

Previsão para os próximos dias no Brasil: Frente fria, ciclone e ar polar atuam no centro-sul do BR nesta semana.

A partir de terça-feira (13), uma nova frente fria começa a avançar pelo Brasil. A maior influência deste sistema será na Região Sul, em São Paulo, no Rio de Janeiro e no centro-sul de Minas Gerais. Ao longo da semana ocorrem pancadas de chuva nessas áreas. Não há expectativa de chuva muito volumosa, mas há risco de temporais isolados.

Novamente, um novo ciclone extratropical irá atuar ao largo do litoral gaúcho e, entre a terça (13) e a quarta-feira (14), há risco de ventania neste Estado e também no sul e no leste de Santa Catarina.

Mais uma massa de ar polar irá influenciar o tempo no centro-sul do Brasil a partir de quinta-feira (15) e há risco de geada nas serras de SC e do RS, no planalto catarinense e no sul do PR.

No Centro-Oeste, apesar do modelo (Figura 2), não indicar chuva para a maior parte da Região, não se descarta a ocorrência de pancadas de chuva, especialmente em Mato Grosso do Sul entre a terça (13) e a quarta-feira (14), devido a passagem da frente fria.

No Nordeste, ao longo da semana, ocorrem chuvas de fraca a moderada intensidade no litoral leste da Região e também em áreas da Zona da Mata e do Agreste. Na maior parte do interior nordestino, o tempo continua extremamente quente e seco.

No Norte, as chuvas mais frequentes e volumosas, acontecem em áreas de Roraima, do Amazonas e do Acre.

› FONTE: Terra

Comentários