Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Santa Catarina participa de reunião de Fórum de Relações Internacionais

Publicado em 02/09/2016 Editoria: Geral Comente!


Representantes do Governo de Santa Catarina participam da 3º Reunião do Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Relações Internacionais – Fórum RI 27, que acontece entre os dias 1º e 3 de setembro em Salvador, Bahia. A reunião conta ainda com a participação de representantes da Amapá, Bahia, Pará e Rio de Janeiro e do Distrito Federal.

O secretário de Assuntos Internacionais de Santa Catarina, Carlos Adauto Virmond, abriu a reunião como presidente do Fórum RI 27 e destacou a importância do processo de internacionalização. “A internacionalização dos estados é um caminho para novos saltos de desenvolvimento. O mundo é saída para encontrarmos novas fontes de financiamento e de recursos técnicos para os projetos dos nossos estados, especialmente neste cenário nacional adverso”, avaliou Virmond.

O Fórum RI 27 foi criado em novembro de 2015, em Florianópolis, durante a 1ª Conferência Nacional de Relações Internacionais, com a participação da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Roraima e Santa Catarina e do Distrito Federal. A intenção é fortalecer as relações internacionais por entes subnacionais no Brasil.

“Desde a reunião em Florianópolis, o Fórum RI 27 cresceu. Recebemos a adesão do Acre, Amapá e Rio Grande do Sul. Registramos também o interesse dos representantes da área internacional de São Paulo, Pernambuco, Espirito Santo e Rio Grande do Norte em nossos últimos contatos”, listou o secretário catarinense.

De acordo com o subsecretário de Relações Internacionais do Rio de Janeiro, Pedro Spadale, o terceiro encontro do Fórum RI 27 ajudá a consolidá-lo. “Esse tipo de organização que tem encontros substantivos e que discutem assuntos que interessam diretamente a todos fazem com que o fórum se solidifique”, comemora. A última reunião foi em Brasília, em junho, quando se discutiu o tema cooperação internacional. Nesta sexta, segundo dia da 3ª reunião, o foco se voltará para a captação de recursos internacionais.

O próximo encontro do Fórum RI 27 deve acontecer em março de 2017 em Belo Horizonte, Minas Geral. Na ocasião, o Governo de Minas Gerais e a prefeitura da capital mineira organizarão um evento do projeto AL-LAS. Este projeto é uma parceria entre a Europa e a América Latina para incentivar a cooperação entre as cidades para melhoria de políticas públicas e do desenvolvimento territorial.

O Governo de Minas Gerais é o único no Brasil aceito na rede AL-LAS, dedicada a cidades. “A partir de agora, vamos fazer um movimento para que outros membros e do Fórum RI 27 também possam se juntar à rede AL-LAS”, disse o secretário Virmond.

Estados alinham participação na Habitat III

Os integrantes do Fórum RI 27 debateram a participação dos estados brasileiros e do Distrito Federal na Habitat III – Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável, que ocorrerá em outubro em Quito, Equador.

O responsável pela coordenação regional e interagências da ONU, Roi Chiti, participou da reunião via webconferência. Chiti assumiu o compromisso de receber as propostas de apresentação dos integrantes do Fórum RI 27 nos eventos paralelos e na exibição da conferência e submetê-las novamente para a avaliação organização da Habitat III. Dos integrantes, apenas o Pará já recebeu a confirmação de que se apresentar.

A possibilidade de os estados participarem como palestrantes nas mesas redondas do evento da ONU também é outro ponto que Chiti deverá avaliar com os organizadores da Habitat III.

Projeto social tem parceria com programa da ONU

A programação da 3ª reunião começou com a visita a um dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), em Salvador. O projeto é uma iniciativa do Governo da Bahia e da Associação Internacional para o Estudo de Música Popular (IASPM, em inglês) e estimula a prática musical coletiva para ajudar no desenvolvimento humano de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.

Os representantes dos estados conheceram a parceria em andamento entre o projeto Neojiba e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) pelo qual o PNUD realiza a importação de instrumentos musicais sem os impostos de importação, reduzindo em até 75% o custo dos instrumentos para o Neojiba.

› FONTE: Assessoria de Comunicação Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais

Comentários