Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Colegiado do governo catarinense visita obras de restauração da Ponte Hercílio Luz

Publicado em 01/09/2016 Editoria: Florianópolis Comente!


O governador Raimundo Colombo, vice Eduardo Pinho Moreira, secretários de Estado e presidentes das autarquias visitaram na manhã desta quinta-feira, 1º de setembro, a Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. A comitiva conheceu as etapas da obra de restauração e acompanhou de perto o atual estágio de troca das longarinas e transversinas do vão central da ponte.

“Esse símbolo de Santa Catarina está muito mais perto do que vocês imaginam da sua conclusão. Estamos torcendo e trabalhando muito para que, no final de 2017, tenhamos essa ponte entregue de volta ao povo catarinense. Por isso, as ações são permanentes e estamos aqui para fiscalizar e dar estímulo à continuidade”, destacou o vice Eduardo Pinho Moreira.

O governador Raimundo Colombo se diz satisfeito com o andamento das obras e faz questão de mostrar a evolução para seu colegiado. “É com orgulho que quero acompanhar uma obra dessa complexidade e logo poder entregá-la à população”, disse.

Para o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, ver a ponte tão de perto causa-lhe uma impressão positiva e de recuperação da história. “Eu acho uma obra importante não só pela mobilidade urbana, mas pelo resgate histórico de um monumento importante para o estado. Certamente a comunidade vai ficar muito satisfeita quando ver a conclusão da obra”, salientou.

&8203;O secretário de Estado da Administração, João Batista Matos, disse matar saudades de quando passava pela ponte na época de estudante. “Utilizei-a muito quando era estudante universitário, no final dos anos 1960, e morava em Itaguaçu. Atravessava diariamente. Hoje, vejo as obras acontecendo e torço para tudo dê certo e que, o mais rápido possível, tenhamos essa beleza patrimonial da cultura catarinense em utilização”, afirmou.

“A cada dia que visitamos a ponte é uma surpresa pelo bom andamento da obra e pela complexidade da sua execução. Mais uma vez certificamos que a empresa está totalmente preparada”, enfatizou o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Wanderley Agostini.

A fase atual da obra está focada na troca das 424 longarinas e 53 transversinas do vão central da estrutura, sendo nove transversinas e 32 longarinas já concluídas. Depois de trocada todas essas peças, com previsão para início de dezembro, a ponte será apoiada na estrutura provisória com o auxílio de 54 macacos hidráulicos, para que as barras de olhal sejam substituídas. Nesta mesma fase atual, duas torres no lado continental e mais duas no lado da ilha também estão sendo recuperadas para que possam receber, em breve, a instalação de gruas responsáveis pela substituição das barras de olhal. O prazo contratual é de 30 meses para a conclusão das obras.

Participaram da visita o presidente da SCPar, Paulo César da Costa; o secretário executivo de Recursos Desvinculados, Celso Calcagnotto; o presidente do Deinfra, Wanderley Agostini; o secretário de Estado da Infraestrutura, João Carlos Ecker; o secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Geraldo Althoff; o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello; o presidente da Celesc, Cleverson Siewert; o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps; o secretário executivo do Programa SC Rural, Julio Bodanese; a secretária executiva de Articulação Nacional, Lourdes Martini; o presidente da Casan, Valter Gallina; o secretário de Estado da Comunicação, João Debiasi; o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing; e o procurador geral do Estado, João dos Passos.

› FONTE: Secretaria de Estado de Comunicação

Comentários