Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Biblioteca Professor Barreiro Filho vai oferecer Tecnologia Assistiva

Publicado em 26/08/2016 Editoria: Florianópolis Comente!


Serviço em Tecnologia Assistiva será oferecido no Continente

Está quase tudo pronto para começar a funcionar a sala de Tecnologia Assistiva na Biblioteca Professor Barreiro Filho, no Continente. Este serviço será ofertado ao público com deficiência visual e demais doenças raras. Com a implantação deste serviço, os usuários que apresentam deficiência visual e outras poderão ter acesso à orientação e atendimento aos materiais e equipamentos em braille, como impressão, leitura e transcrição de textos em áudios, entre outros.

A previsão para que essas atividades comecem a ser oferecidos é após a capacitação que será ministrada por profissionais da Associação Catarinense para Integração do Cego (Acic), em 1º de setembro, e após a configuração dos equipamentos que serão usados para tal finalidade.

Para o atendente e orientador Anderson Castro Silva, deficiente visual total, o serviço se tornará grande facilitador para esse leque de usuários que buscam maior conhecimento e aprimoramento para melhorar a comunicação e obter melhor capacitação na inserção no mercado de trabalho.

“Nós não devemos considerar este usuário como um ser incapaz, e sim como outra pessoa ou até mesmo como um amigo. Estaremos aqui para dar suporte e ensinar a eles o posicionamento diante da sociedade, fazendo entender que cego não é um coitado”, disse.

A Biblioteca Professor Barreiros Filho será a única instituição pública do Município de Florianópolis a oferecer esse tipo de serviço. Isso só foi possível, graças ao apoio que a instituição recebeu do Ministério da Cultura, por se tornar referência em acessibilidade, ganhando destaque e conquistando o 5º lugar entre as dez melhores bibliotecas do Brasil.

De acordo com a gerente de educação, Leila Daiane Fagundes, a procura pelo serviço deverá ser grande, já que o serviço ficará sem tempo determinado. “Este serviço será um viés para que o público alvo venha a exercer o direito de cidadania e para que, enfim, possamos trabalhar para que seja uma biblioteca para todos”, disse.

Ainda de acordo com a gerente, o material especializado foi doação da ONG Mais Diferenças, de São Paulo. São nove computadores, uma lupa copiadora, um scanner que fará a transcrição de textos em áudios, além de diversos livros áudios de literaturas, entre outros. O espaço irá funcionar no horário de atendimento ao público das 8 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

› FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação/PMF

Comentários