Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Após campanha, menina com câncer raro vai aos EUA para tratamento

Publicado em 18/08/2016 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto: divulgação

Foto: divulgação

Camille viaja nesta quinta-feira (18) com os pais para fazer tratamento

Após uma campanha na internet, uma menina de 10 anos, de Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, arrecadou parte dos recursos para tratar um tipo raro de câncer no cérebro nos Estados Unidos. Atletas famosos, como Neymar e Gustavo Borges, chegaram a enviar vídeos de apoio à Camille Zanoello (veja vídeo acima).

Com a ajuda de amigos e desconhecidos, a família busca custear a permanência por pelo menos um mês fora do país, além de retornos periódicos. Eles viajam para Houston, no Texas, nesta quinta-feira (18).

Os primeiros sintomas apareceram em abril deste ano, quando Camille começou a enxergar tudo dobrado, passou a sentir dores de cabeça e enjoos. Em 12 de maio, a menina foi diagnosticada com um tumor no cérebro e foi operada às pressas no dia seguinte.

“Depois da cirurgia, a gente não consegue se mexer direito por causa da dor nem falar direito porque dói bastante”, contou a menina.

Diagnóstico

Camille tem um glioblastoma multiforme, um tipo de câncer raro, que atinge regiões do cérebro responsáveis pela visão, audição e coordenação motora. Este tumor cresce muito rápido.

 “Ele tem hoje aproximadamente quatro centímetros de raio e é o tipo de câncer mais agressivo que existe”, relatou o pai da menina, André Luiz Zanoello.

Camille já passou por três cirurgias para a retirada do tumor, e depois da última ele ainda voltou a crescer. Em um mês, já estava maior do que antes, e a menina precisou fazer 30 sessões de radioterapia e quimioterapia.

“Eu vivo um dia de cada vez, no dia em que ela está melhor, estou melhor, quando ela não está bem, acabo não ficando tão bem”, contou a mãe Renata Vieira Zanoello.

Alerta médico

Mesmo com uma ligeira melhora da filha, André e Renata foram alertados pelos médicos de que a menina teria poucas chances se o tratamento continuasse sendo feito no Brasil. Com apoio de amigos e de médicos, o casal fez uma pesquisa em busca da cura da filha.

“Existem 296 estudos clínicos no mundo sobre o glioblastoma, destes, 192 estão nos Estados Unidos. Então, a gente acredita que a cura dela esteja lá”, acredita o pai.

Campanha na internet

O tratamento é caro e a família não teria como bancar tudo sozinha, por isso, decidiu criar uma campanha na internet. Amigos e desconhecidos fizeram uma corrente de solidariedade para divulgar o pedido de ajuda. A página ‘Ajude a Camille’ recebeu milhares de curtidas e até famosos entraram na campanha.

O atacante da seleção brasileira de futebol Neymar disse em um vídeo: “Estou aqui para mandar um grande beijo para a Camille, para desejar uma boa recuperação, que ela possa estar melhor o mais rápido possível, mas a gente precisa ajudar também”, disse o jogador.

O medalhista olímpico Gustavo Borges gravou um vídeo no parque aquático da Rio 2016 para apoiar a campanha. “Eu sei que é um momento difícil para você, Camille, mas desejo que você encontre a cura”, afirmou.

A apresentadora da RBS TV Camille Reis também aderiu. “Quero mandar um beijo grande para a minha chará. Para quem está assistindo esse vídeo eu vou pedir para que ajude a Camille para que ela fique boa logo, se recupere e continue sendo essa menina linda”, disse.

Tudo isso deu certo, a família conseguiu o suficiente para começar o tratamento. Na manhã desta quinta-feira, André, Renata e Camille embarcam para os Estados Unidos. Lá, depois de novos exames, os médicos vão desenvolver um remédio a partir das células da criança. Essa primeira etapa do tratamento vai durar um mês.

Dois anos de tratamento

“O tratamento tem duração de 24 ou 48 meses, a gente terá retornos periódicos lá, a cada dois a três meses, conforme a solicitação dos médicos. Lá é onde está nossa esperança hoje. Nosso coração está lá, a gente estudou muito, analisou muito quais os médicos para consultar e imagina que o resultado seja positivo”, disse o pai.

 “Eu espero que seja uma nova esperança”, disse Camille. “A energia dela é o que nos dá energia de poder correr atrás”, disse o pai. “O que eu quero mesmo é que a gente vá para lá e eles consigam diminuir e consigam tirar logo este tumor da minha cabeça”, disse a menina.

Vida normal

Apesar de tantos desafios, Camille tem uma vida normal, brinca, vai para a escola e fez questão de agradecer ao apoio de todos.

“Minha família toda está orando por mim, tem um monte de gente que eu não conheço que está orando por  mim, gostaria que essa corrente continuasse para sempre. Quero dizer muito obrigada a vocês, porque esta ajuda é muito importante para a gente. Agora que eu estou indo para os Estados Unidos, a ajuda de vocês foi muito grande. Muito obrigada”, disse a pequena.

Os interessados em colaborar devem contatar a família pela página da campanha.

› FONTE: G1 SC

Comentários