Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Cotidiano de mulheres encarceradas é revelado em exposição

Publicado em 26/07/2016 Editoria: Esportes Comente!


foto divulgação

foto divulgação

Fotos foram realizadas por professora do mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Univali, com direção das próprias presidiárias

Estudar, pintar as unhas e dançar são ações do dia a dia de grande parte das mulheres. A intenção da autora da exposição fotográfica "Entre o Cárcere e a Liberdade", que estará na Biblioteca Central da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Campus Itajaí, a partir do dia 10 de agosto, é exatamente esta – desmitificar e mostrar, focalizando cenários, corpos e artes, aspectos do cotidiano das presidiárias que fortalecem a identidade destas mulheres. Os momentos foram registrados pela antropóloga e professora da Univali, Micheline Ramos de Oliveira, sob direção das próprias detentas.

A exposição é fruto da pesquisa de campo da professora, que é egressa do curso de Psicologia da Univali, no doutorado em Antropologia realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com foco nas temáticas violência e mulheres.  Entre 2007 e 2009, Micheline fez uma etnografia em um presídio feminino no Alto Vale do Itajaí e, inclusive, ficou um período encarcerada. Foi nesta época que foram feitas as fotos.  "Elas queriam mostrar para o mundo o que acontece lá. Foram registrados aspectos cotidianos,  importantes para aquelas mulheres, que reforçam a identidade, história, e fazem que se sintam singulares, não apenas mais um número do código penal, um número na lista do presídio", afirma.

"Entre o Cárcere e a Liberdade" reúne 33 banners com fotos. Para agosto, mês em que a Lei Maria da Penha completa dez anos, foram selecionados 11 banners que estarão expostos na rampa da Biblioteca Central da Univali. Em setembro, a mostra estará por completo no hall da biblioteca.

A mostra é uma realização do mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Univali, com apoio do setor de Arte e Cultura da Univali, e tem curadoria dos professores Flávio Ramos, Maria Glória Dittrich e Ana Claudia Delfini C. de Oliveira. A exposição ficará aberta à visitação, na rampa da Biblioteca Central Comunitária do Campus Itajaí, entre os dias 10 e 17 de agosto, e no hall da biblioteca de 2 a 16 de setembro.

Debate pautará os avanços e desafios da Lei Maria da Penha

A exposição compõe a programação de eventos da Univali sobre a Lei Maria da Penha, que completa dez anos no dia 7 de agosto. Haverá um debate, dia 8 de agosto (segunda-feira), às 19h, sobre os avanços obtidos neste período e os obstáculos ainda existentes quando o assunto é política pública de enfrentamento à violência contra mulheres. O evento é aberto ao público, será às 19h, no auditório do bloco D1, no Campus Itajaí. O investimento para participar é de R$15. Para se inscrever, clique aqui.

 A discussão será conduzida por pesquisadoras especialistas no assunto, são elas: Adriana Maria Gomes de Souza Spengler, Micheline Ramos de Oliveira e Ana Claudia Delfini Capistrano de Oliveira, com participação da palestrante María Nohemí González Martínez, da Universidad Simón Bolívar-Barranquilla/ Colômbia.

› FONTE: Coordenadoria de Marketing e Comunicação / Univali - SC

Comentários