Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

O surreal no palco

Publicado em 26/07/2016 Editoria: Cultura Comente!


AURORA/Fotos Diogo Andrade

AURORA/Fotos Diogo Andrade

Solo de dança contemporânea "AURORA", do ator e dançarino Egon Seidler, será apresentado no Museu Histórico de Santa Catarina de 26 a 28/7; entrada gratuita

Recortes da trajetória de Aurora (personagem de Fernando Arrabal), carregados de dramaticidade e surrealismo, são a base do solo de dança contemporânea "AURORA", do ator e dançarino Egon Seidler. O espetáculo estreou no dia 19 de julho, no Rio Tavares, e agora parte para a segunda semana de apresentações, no Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Souza, Centro, Florianópolis. Serão três apresentações - 26, 27 e 28/07, sempre às 19h30 -, com entrada gratuita.

Diagnosticada esquizofrênica, Aurora foi uma mulher metódica, perfeccionista, extremista e ousada, que tinha como objetivo de vida fazer de sua filha uma menina prodígio que levaria a Espanha a uma nova ordem social. Sua obstinação sem limites fez com que matasse a própria filha quando tinha 18 anos de idade. A obra "A Virgem Vermelha", na qual a personagem é uma das protagonistas, é baseada em fatos reais. 

A narrativa de "AURORA" compartilha com o público imagens e estados da personagem por meio de uma improvisação estruturada (coleções de movimentos e gestos que se organizam com regras de improviso). A iluminação, figurino e trilha sonora ambientam um espaço lúdico e de possibilidades não cotidianas.

"A história é forte, densa e permeada de sonhos surreais – o que permitiu, na criação do espetáculo, a conexão com obras de Salvador Dalí. Dessa forma, os ambientes do solo são caracterizados pela exposição de elementos - objetos, adereços e corpo - não tradicionais", explica Egon Seidler, que contou com a cooperação dos núcleos criativos das companhias Ronda Grupo (de dança contemporânea) e Traço Cia. de Teatro na concepção do trabalho.

Depois da estreia do dia 19 de julho, ainda haverá outras cinco apresentações com entrada gratuita: duas no Rio Tavares e três no Museu Histórico de Santa Catarina, sediado no Palácio Cruz e Souza. A montagem foi viabilizada pelo edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura de 2014.

Colaboram na concepção e promoção do espetáculo Ana Pi, Débora de Matos, Diogo G. Andrade, Fê Luz, Greice Miotello, Lena Muniz, Letícia Kapper, Sarah Ferreira e Zilá Muniz. O projeto tem apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, FUNCULTURAL e Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura/2014.

Serviço

O quê: Estreia do espetáculo de dança contemporânea "AURORA"

Quando: 26, 27 e 28/07, sempre às 19h30

Onde: Museu Histórico de Santa Catarina, sediado no Palácio Cruz e Souza, Praça XV - Centro

Quanto: Entrada Gratuita – os ingressos serão distribuídos uma hora antes e os espaços são sujeitos à lotação

› FONTE: Letícia Kapper da Silva/Cultura Multimidia

Comentários