Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Chegada da primavera requer cuidados extras com a pele

Publicado em 15/10/2013 Editoria: Saúde Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Ensolarada, porém com climas mais amenos, a estação exige cuidados redobrados em relação à longa exposição ao sol

A chegada da primavera inspira. As ruas ficam mais floridas, as manhãs mais amenas, as tardes mais quentes e o dia é encerrado por um frio gostoso. Toda essa leveza faz com que as pessoas abram mais suas janelas, coloquem as cadeiras  na varanda e passem mais tempo caminhando na rua.

O sol, tão celebrado nessa estação do ano, não está tão quente e é extremamente  convidativo. Porém, é preciso lembrar que mesmo sem a grande intensidade do verão, os raios UVB e UVA também estão presentes, e se não houver cuidados especiais, eles podem ser  prejudiciais para a saúde, principalmente das crianças, que adoram aproveitar essa estação do ano.

Com a pele mais sensível e a energia mais aflorada para curtir a primavera, muitas vezes é uma difícil missão para os pais conseguir fazer com que a criança espere paciente pelo ritual de proteção que antecede a exposição ao sol.

Por associarem o ato de passar protetor solar a um costume adulto, os pequenos acabam por querer dispensar a todo custo o uso desses produtos para caírem logo na diversão. A alternativa, então, é justamente transformar o que seria chato em algo divertido, investindo na escolha por produtos voltados para o público infantil, que além de fornecerem cuidados extras, ainda criam uma identificação que aproxima a criança com o ato de cuidar de si desde cedo.

Para se ter uma ideia, o mercado foi o terceiro com maior lucro dentro do segmento de cosméticos, gerando R$1,3 bilhões em 2012. Dados que despertam a atenção de das empresas de cosméticos. ”Hoje as crianças já tem influência na decisão de compra dos produtos que ela vai usar e, muitas vezes, acabam usando um que tenha o seu personagem preferido ou um que tenha identificação com o produto em si.

Isso é positivo tanto para a criança quanto para os pais, já a que a garotada   usa o produto mais por diversão e os pais conseguem deixá-los protegidos enquanto brincam”, ressalta Ronaldo Raizer, diretor de supply chain da Lielos Cosméticos.

Porém, apesar da embalagem atrativa logo conquistar a simpatia das crianças, é preciso que os pais estejam atentos para outros fatores importantes na hora da escolha do produto. “O  mais importante é a gente olhar se é um produto testado dermatologicamente, se é hipoalergênico, entre outros fatores. Outro ponto a observar é se o produto possui um registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pois existem milhares de produtos no mercado. Temos que focar nessas informações”, explica Ana Cristine Kuntze, bioquímica e diretora técnica da empresa Anazê Cosméticos.

Os cuidados na formulação dos produtos para o público infantil são redobrados, por isso a importância de se ater a esses detalhes na hora da escolha. “As crianças possuem uma pele mais delicada, um fio de cabelo que não precisa de tanta detergência, por isso é preciso que a gente tenha bastante cuidado na formulação e fazer composições mais suaves, com fragrâncias não tão fortes, que possam causar uma irritação. Principalmente cuidar da escolha dos ativos na hora de formular um novo produto”, ressalta Ana.

Proteger a pele, ao contrário do que se pensa, não previne somente doenças relacionadas a queimaduras solares, mas muitas outras.

A longa exposição ao sol sem proteção enfraquece o sistema imunológico, deixando o corpo mais susceptível a vírus, fungos e bactérias, por isso doenças como o vírus da herpes ou o popular sapinho, causado por fungos, são mais comuns em épocas quentes.  Além de investir em produtos de qualidade e com boa formulação, é preciso evitar o sol entre 11 e 17h, tomar sempre muita água e usar chapéu e óculos escuros, assim é possível aproveitar em família o melhor que a primavera tem a oferecer com muita diversão e sem maiores preocupações.

 

 

› FONTE: Halo Comunicação

Comentários