Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Educação premia alunos do concurso de redação sobre preservação da água

Publicado em 09/06/2016 Editoria: Palhoça Comente!


foto divulgação

foto divulgação

Participaram 34 estudantes, que escreveram sobre os recursos naturais da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão

O concurso foi promovido pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Palhoça, por meio do Setor de Ensino Fundamental. Participaram 34 alunos da sexta e sétima série do ensino fundamental da Rede Municipal de Palhoça.

Anabelle Barroso de Paiva, professora responsável pelo concurso, lançado em abril, informou que o assunto foi debatido nas salas de aula, com incentivo para que os estudantes participassem com redações temáticas. Os 34 alunos inscritos participaram voluntariamente, motivados pelo tema meio ambiente e conservação de recursos naturais.

O tema central da redação deveria versar, obrigatoriamente, sobre os recursos naturais da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão. A premiação aconteceu na tarde dessa terça-feira (07), na Prefeitura de Palhoça.

A presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão, Sandra Eliane Michel, disse que essa parceria com a Educação de Palhoça provocou, entre os estudantes, "um aprofundamento da conscientização em relação ao meio ambiente" e, principalmente, revelando a importância da preservação dos recursos hídricos disponíveis na região.

Ela ressaltou a importância da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão, que abrange os municípios de São Pedro de Alcântara, Águas Mornas e Santo Amaro da Imperatriz, onde estão as nascentes dos principais rios, que têm foz na Baía Sul em Palhoça, mais exatamente na Barra do Aririú.

A Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão soma 738 km² de área, dos quais 342 estão dentro do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Vale lembrar que o Rio Cubatão é fonte de abastecimento de água para a Capital e municípios da Grande Florianópolis.

Shirley Nobre Scharf, secretária de Educação, entende a parceria, que resultou no concurso de redação, como "uma oportunidade de reflexão sobre o meio ambiente, pois aprofunda o sentimento de preservação". Segundo ela, essas 34 crianças que participaram vão funcionar como multiplicadores de propostas de preservação ambiental, pois incentivaram a reflexão entre os colegas em sala de aula.

Opinião com a qual concorda o vice-prefeito Nilson João Espíndola, que representou o prefeito Camilo Martins na entrega da premiação. Ele acha que os estudantes que participaram do concurso de redação "vão multiplicar práticas de consciência ecológica e de preservação".

Premiação

Em primeiro lugar, Gabriel Eduardo, sétimo ano da Escola Básica Prefeito Reinaldo Weingartner (bairro Rio Grande), que é dirigida por Osmar Antônio Vieira. Gabriel foi orientado pela professora Milene Theodorovicz.

Em segundo lugar com orientação da professora Giselle Goes, o aluno João Lucas Mafra, do sexto ano da Escola Básica Adriana Weingartner, no loteamento Caminho Novo, dirigida Por Gilberto da Silva.

Em terceiro lugar, Thainara Pfleger, do sexto ano da Escola Básica Prefeito Reinaldo Weingartner, que foi orientada pela professora Cleusa Maria Andrada Saraiva.

O primeiro colocado conquistou o direito de passar um dia no Hotel Plaza Caldas da Imperatriz, com acompanhante. Os três vencedores do concurso receberam "lembranças", inclusive livros oferecidos pelo Portal Livraria, de Caldas da Imperatriz.

› FONTE: Baby Espíndola Comunicação / Prefeitura de Palhoça

Comentários