Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Sinal Vermelho para a Obesidade no Brasil

Publicado em 14/10/2013 Editoria: Saúde Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

No dia Mundial do Combate à Obesidade, é necessário alertar os sobre os perigos do sedentarismo e sobrepeso 

Dados recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que em todas as regiões do país, em todas as faixas etárias e em todas as faixas de renda, aumentou significativamente o percentual de pessoas com excesso de peso ou obesas.  

O sobrepeso atinge mais de 30% das crianças entre 5 e 9 anos de idade, cerca de 20% da população entre 10 e 19 anos e nada menos que 48% das mulheres e 50,1% dos homens acima de 20 anos. Em dez anos elas serão 30% da população, padrão idêntico ao encontrado nos Estados Unidos, podendo até a ultrapassá-lo.

Para o especialista em medicina esportiva e fisiologia do exercício, Dr. Benjamim Apter, diretor das franquias da rede B-Active academia e fisioterapia para terceira idade, os números preocupam e ascendem um sinal vermelho ao brasileiro com sobrepeso e sedentário.

 “Há várias causas para o aumento da obesidade, envolvendo questões biológicas, econômicas, sociais e culturais, mas a principal continua sendo o desequilíbrio entre o consumo e tipo de alimentos consumidos e o gasto de calorias”, afirma Dr. Benjamin.

Outubro foi o mês escolhido para a luta contra a obesidade. Dia 11 é Dia Internacional de Combate à Obesidade, e dia 16 o Dia Mundial da Alimentação. Ambas as datas têm em comum o objetivo de estimular as pessoas a optarem por hábitos alimentares mais saudáveis e a prática de exercícios físicos. Hábitos que as pessoas já sabem a importância, mas não praticam.

Dr. Apter enfatiza a importância da alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos para o combate das doenças crônicas em geral, categoria que se enquadra a obesidade. Para isto é importante ter uma avaliação nutricional e uma avaliação com médico especialista no esporte. Desta forma  é possível proporcionar treino com resultado, qualidade de vida e perda de peso de forma salutar e prazerosa, complementa o médico.

É um bom mês para refletir sobre o assunto e mudar os hábitos em prol da saúde.

 

 

 

› FONTE: Clozel Comunicação

Comentários