Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho inaugura brinquedotecas

Publicado em 14/10/2013 Editoria: Florianópolis Comente!


 Crédito: Alessandro Darabas | Divulgação Avos

Crédito: Alessandro Darabas | Divulgação Avos

Projeto Recrear, da FMSS, cria espaços lúdicos em instituições sociais para promover o desenvolvimento integral das crianças

Milhares de crianças em situação de vulnerabilidade social são beneficiadas pela rede de brinquedotecas do Projeto Recrear, iniciativa da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) em parceria com a Mattel do Brasil. A inauguração dos espaços está sendo realizada a partir desta quinta-feira (10) nas cinco organizações de Florianópolis que fazem parte do projeto.

O projeto visa a disseminação da prática do brincar em escolas, ONGs e hospitais, como estratégia para promover o desenvolvimento integral da infância em comunidades de baixa renda. O objetivo é qualificar o atendimento prestado pelas organizações sociais às crianças, por meio de métodos pedagógicos que fomentem a imaginação e o jogo em ambientes adequados a estas práticas.

– Este projeto integra a linha de ações destinadas a promover a educação como eixo fundamental do desenvolvimento social, foco de atuação da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e tema prioritário do investimento social privado do Grupo RBS – destaca Cheila Zortéa, coordenadora da FMSS.

As organizações que participam da Rede Recrear consideram o brincar como elemento chave de sua pedagogia e de suas ações sociais. Cada uma delas recebeu o mobiliário, objetos de decoração, livros e brinquedos para criar o ambiente de uma brinquedoteca. Neste primeiro ano de atuação, foram escolhidas cinco organizações para integrar o projeto por meio de um edital público de seleção. As educadoras das instituições participaram ainda de dois ciclos de formação relacionados à importância do brincar e à gestão de projetos sociais.

– Aqui no Hospital Infantil Joana de Gusmão, as crianças com problemas de câncer e leucemia contam agora com o fortalecimento de espaços lúdicos para minimizar o impacto dos procedimentos quimioterápicos.  A brinquedoteca foi revitalizada e trouxe uma nova expectativa de socialização para as crianças e mães que vivem um momento tão difícil – destaca Bernadete Berto, Assessora Executiva da Associação de Voluntários da Saúde (AVOS). A brinquedoteca deve atender cerca de 3 mil crianças que procuram anualmente o ambulatório de oncohematologia.

Impacto Social - As brinquedotecas serão utilizadas de diferentes formas nas distintas organizações que integram o projeto. Na ONG Saúde Criança a brinquedoteca ajudará a estreitar os vínculos entre mães e filhos através do brincar conjunto. Já na Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC), a brinquedoteca apoiará a construção de significados e referencias simbólicos entre as crianças atendidas.

Na Creche Montserrat, a brinquedoteca possibilitará a 120 crianças de 0 a 6 anos o acesso a brinquedos educativos em um espaço apropriado para a imaginação e o jogo. O atendimento às crianças permite às mães trabalhadoras manter os seus filhos longe da violência. Não muito diferente é a realidade das 200 crianças que utilizarão o espaço da brinquedoteca no Centro Educativo Girassol da IDES-PROMENOR.

 

 

› FONTE: Grupo RBS

Comentários