Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Cidades digitais vão se encontrar em Florianópolis

Publicado em 11/05/2016 Editoria: Florianópolis Comente!


foto divulgação internet

foto divulgação internet

Congresso reúne municípios com iniciativa tecnológica e inovação

Florianópolis será a anfitriã dos municípios catarinenses com iniciativa tecnológica e características de cidade digital que vão participar do 1º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, que acontece nos dias 9 e 10 de junho, no Auditório Egon Freitag da Fiesc. As inscrições estão abertas até 20 de maio – no linkwww.congressosc.redecidadedigital.com.br  – e são gratuitas para servidores públicos.

O Congresso será o principal evento no Estado voltado a gestores públicos para discutir e apresentar, na prática, como a tecnologia tem impulsionado a economia, o turismo, a educação e a saúde e como ela é transversal em uma administração municipal. O objetivo principal é promover o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como fator de desenvolvimento dos municípios de Santa Catarina, através do compartilhamento, discussão e troca de conhecimento entre especialistas, autoridades e gestores.

Os municípios que tiverem projetos inovadores na área de tecnologia devem credenciar-se junto à Rede Cidade Digital para recebimento do título de Prefeito Inovador 2016, que será entregue durante o evento.  Uma pesquisa está em andamento pelo sitehttp://redecidadedigital.com.br/ para coleta de informações sobre os investimentos e projetos desenvolvidos nos municípios por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação.

O objetivo, segundo José Marinho, diretor da Rede Cidade Digital, promotora do evento, é reconhecer aqueles que se destacam na construção de processos de Cidade Digital, pelo estímulo à inclusão digital e à implantação de política pública municipal visando o desenvolvimento econômico e social por meio das TIC. Além do levantamento junto às Prefeituras, informa o diretor, os eventos regionais promovidos pela RCD aliado ao Mapa das Cidades Digitais, também fomentado pela iniciativa, servem de subsídios para nomear os Prefeitos Inovadores do Estado.

No ano passado, gestores de cerca de 150 diferentes localidades participaram de eventos regionais promovidos em Santa Catarina pela Rede, em parceria com prefeituras e associações de municípios. Ao todo, foram seis encontros como forma de levar informação, principalmente, aos pequenos municípios sobre os impactos positivos do uso das TIC nas cidades.

› FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação de Florianópolis

Comentários