Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Estresse também pode provocar doenças de pele

Publicado em 11/10/2013 Editoria: Saúde Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Os sintomas relacionados ao estresse costumam estar associados a distração, diminuição de rendimento, cansaço, falha de memória e ganho ou perda de peso. No entanto, o problema pode também provocar doenças de pele como acnes, manchas, psoríase, dermatite atópica e até mesmo vitiligo.

O Instituto Protetores da Pele (IPP), uma organização que tem o objetivo de conscientizar pessoas quanto aos cuidados com a pele por meio de ações e iniciativas que contam com o engajamento da população, alerta que o estresse libera nos nervos uma substância chamada neuropeptídeo, motivo das doenças de pele e inflamações, que costumam aparecer em partes do corpo como cotovelos, joelhos, face e couro cabeludo.

De acordo com estimativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), um em cada três pacientes que sofrem com doenças de pele já apresentou problemas emocionais como estresse, ansiedade ou depressão.

Para aliviar este problema, é possível seguir dicas como não levar trabalho para casa ou assumir compromissos em excesso, além de manter uma alimentação adequada, praticar exercícios físicos, repousar e meditar.

Confira abaixo quais são as doenças mais comuns e como tratá-las, segundo o IPP:

Acne

As mudanças hormonais relacionadas ao estresse favorecem o surgimento de acnes. O controle pode ser feito com limpeza periódica da pele, mas para tratamento são utilizados antibióticos e retinoides ou peelings e lasers.

Rugas

Outro problema causado pelas alterações hormonais decorrentes do estresse é o aparecimento de rugas precoces. Além de franzir a testa com frequencia quando se está estressada, os hormônios liberados aceleram o processo de envelhecimento. Para aliviar os sintomas, é recomendado praticar exercícios físicos, além de ter boas horas de sono.

Vitiligo

Doença caracterizada pela despigmentação da pele, o vitiligo está associado à produção inadequada de anticorpos e linfócitos T. O estresse atinge o sistema imunológico, o que estimula o corpo a eliminar pigmentos da pele. Aos primeiros sinais, é preciso procurar um médico para que se inicie um tratamento imediatamente.

Psoríase

Caracterizada por lesões avermelhadas e descamativas, a psoríase é uma doença inflamatória que geralmente aparece no couro cabeludo, cotovelos e joelhos. Para extinguir as manchas, são utilizados cremes à base de cortisona, remédios imunossupressores e derivados de vitamina A, evitando exposição ao sol.

Dermatite atópica

Processo inflamatório se manifesta por meio de lesões avermelhadas e que coçam bastante. Não é causada pelo estresse, mas ele pode piorá-la. O tratamento é baseado em cuidados com a pele, como banhos rápidos e não muito quentes, com pouca aplicação de sabonete.

Dermatite seborreica

Conhecida por seborreia, caspa ou eczema, a dermatite apresenta lesões avermelhadas que descamam e coçam. Pode ser causada por estresse, fadiga, mudanças de temperatura, pele oleosa e não lavar os cabelos com frequência, mas ainda não há tratamento para a cura definitiva da doença.

 

 

› FONTE: ÓGUI Public Relations

Comentários