Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Crianças vão aprender reciclagem e compostagem em visita ao Horto Municipal

Publicado em 03/05/2016 Editoria: Palhoça Comente!


Além das orientações básicas sobre a produção de húmus, os alunos receberão mudas de plantas

As crianças do Centro de Educação Infantil Vôo Livre vão visitar o Horto Municipal de Palhoça, na próxima quarta-feira (4), às 15h, quando receberão orientações sobre reciclagem, compostagem e minhocultura. Além da técnica de produção do húmus, os alunos vão receber mudas de árvores frutíferas e de flores.

Durante a visita, as crianças receberão noções de reciclagem, compostagem e minhocultura, três etapas de um processo que culmina com a produção de húmus, ou humo, que é o produto resultante da matéria orgânica decomposta, a partir do processo digestório das minhocas, formando uma compostagem natural, agregando ao solo os restos de animais e plantas mortas e também seus subprodutos.

O técnico em minhocultura da prefeitura de Palhoça, Luiz Carlos Vaz, vai orientar as crianças a produzir o húmus em casa, em pequenas caixas. Ele lembra que todo o processo começa com a reciclagem, tarefa simples que as crianças podem aprender com facilidade e até passar a orientar os familiares.

"Vamos mostrar, às crianças, que todo lixo orgânico, produzido em casa, pode ser reaproveitado, para ser submetido ao processo de compostagem, para, ao final, virar húmus".

A confecção de uma caixa, é ponto fundamental para o início da compostagem. A minhoca ideal para a produção do húmus é originária da Califórnia, Estados Unidos, orienta Luiz Carlos Vaz.

Ao final da visita, as crianças receberão mudas de árvores frutíferas e de flores. Plaumir Pedro da Silva, um dos responsáveis pelo Horto Municipal disse que estará à disposição dos alunos do CEI Vôo Livre, para esclarecer dúvidas também sobre a produção de mudas.

› FONTE: Prefeitura de Palhoça

Comentários