Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Do lixo reciclável, gari produz material escola

Publicado em 02/05/2016 Editoria: Curiosidades Comente!


Satiro dos Santos trabalha há 14 anos na Comcap e leva o reciclado das ruas para a sala de aula

Gari há 14 anos na Comcap, Satiro dos Santos vem fazendo muito mais do que recolher o lixo da cidade. No contraturno de seu expediente, ele pega tudo o que consegue na coleta seletiva e leva para a sala de aula.

A ideia surgiu há cerca de cinco anos. Baleia, como é conhecido pelos amigos e alunos, percebeu que havia muita coisa no lixo que poderia ser reaproveitada. Na lista dos preferidos estão papéis, caixas de leite e garrafas pet. Com a experiência de mais de uma década na coleta seletiva, Baleia já sabe, mesmo com os sacos fechados, o que irá levar para seus alunos.

Durante a tarde, ele percorre as ruas do Norte da Ilha na coleta de lixo e três vezes por semana, pela manhã, vai para a Escola Básica Adotiva Liberato Valentim, na Costeira, com uma sacola pesada nas costas com os resíduos recolhidos e que irão se transformar em material para as crianças.

Nas oficinas de reciclagem, os pequenos com idades entre 7 e 9 anos aprendem que muita coisa que descartamos pode se transformar em painéis, em brinquedos, em cartazes, cartões e tudo mais que a imaginação deixar.

"Hoje, trouxe restos de calendários que encontrei na coleta, com eles vamos fazer cartões para o dia das mães", disse.

Oficina chega a formar fila de espera

As oficinas com o Baleia são concorridas, todos os alunos querem fazer, mesmo não estando na programação da turma.

"Está sendo muito gratificante. As crianças adoram e levam os ensinamentos para casa, passam a separar o lixo, a ter consciência de que muito que vai fora pode ser aproveitado", disse.

Interessados em marcar oficinas com o gari podem se informar pelo telefone (48) 8423-2849.

› FONTE: PMF

Comentários