Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Após registrar a primeira neve do ano, Santa Catarina segue com temperaturas baixas em todas as regiões

Publicado em 29/04/2016 Editoria: Geral Comente!


São Joaquim na manhã desta quinta-feira // foto: Elenise Nunes/ADR São Joaquim

São Joaquim na manhã desta quinta-feira // foto: Elenise Nunes/ADR São Joaquim

A primeira neve de 2016 em Santa Catarina foi registrada na Serra na noite desta quarta-feira, 28

A umidade elevada e a temperatura próxima a -1°C deram condições para a precipitação de pequenos flocos de neve, por alguns minutos, por volta das 21h, em Urupema e São Joaquim.

As temperaturas mínimas em Santa Catarina, na madrugada e amanhecer desta quinta-feira, 28, ocorreram no Morro da Igreja (-3,6°C) e em Urupema (-3,2°C). Nessas localidades, o vento forte, com intensidade variando entre 60km/h e 70km/h, deu sensação de -20°C e -22°C, como mostra a Tabela 1 e 2. No Oeste, Meio-Oeste e Planalto, as temperaturas baixas favoreceram a formação de geada. O meteorologista da Epagri/Ciram, Clóvis Corrêa, informa que houve registro de sincelo em SC nesta madrugada. "A garoa gelada, quando toca em algumas superfícies, começa a formar gelo. É uma característica que acontece muito nas partes mais altas do nosso estado", explica.

Alerta de mar agitado

O mar permanece muito agitado a grosso no Litoral de SC nesta quinta, com picos de onda de 3m a 4m e acima deste valor em áreas mais afastadas da costa, devido à passagem de uma frente fria e a um ciclone extratropical (baixa pressão intensa) no oceano em frente ao Litoral do Uruguai e Sul do RS. Há risco de ressaca, sendo desaconselhável a navegação de pequenas e médias embarcações.

Previsão para os próximos dias

Nesta quinta-feira, 28, as temperaturas não sobem muito na maior parte das regiões. Especialmente no Planalto Sul, as máximas variam entre 9°C e 12°C. O ar polar novamente deixa a madrugada de sexta-feira, 29, com temperatura abaixo de 0ºC no Planalto Sul. As temperaturas baixas do Oeste ao Planalto, áreas altas do Vale do Itajaí e Litoral, com temperatura mínima entre 3°C e 0°C mantém a condição de geada. A figura abaixo mostra as regiões do estado com maior probabilidade de ocorrência de geada forte na sexta-feira. No sábado, 30, ainda ocorre geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto.

Comentários