Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Material inovador para a cobertura do vão central do Mercado Público

Publicado em 09/10/2013 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: guia floripa

foto: guia floripa

Começou a temporada de ideias para solucionar a cobertura do vão central do Mercado Público de Florianópolis.

A Prefeitura Municipal de Florianópolis abriu espaço para que arquitetos de todo o Brasil possam contribuir com propostas inovadoras para o lugar, elegendo algumas premissas fundamentais para a preservação da edificação e incentivando soluções inteligentes para não se perder a sensação de céu aberto.

Com o lançamento do edital, anunciado no dia 06 de setembro, muitos escritórios partem para a pesquisa, buscando materiais que se encaixam no perfil do projeto. Uma cobertura retrátil, translúcida e de fácil manutenção, que permite que o céu diurno e noturno seja vislumbrado, é possível de acordo com o que defende como características primordiais o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), realizador do concurso público nacional. 

“Hoje em dia dispomos de diversos materiais com estas possibilidades, que não só atendem as proporções do projeto, como podem ser usados com neutralidade e funcionalidade num espaço público e com valor arquitetônico como o Mercado Público de Florianópolis”, afirma Marcelo Oliveira, da loja Ana Lubi Decorações.

O empresário, que já trabalha no setor há mais de 10 anos, aponta como potencial para o projeto a estrutura chamada de Folding Pergola, da marca Stobag, que pode ter largura máxima de 10 metros num único tecido e abertura de até sete metros, cobrindo uma área total de até 70 m².

As facilidades do produto não param por aí. Com ampla variedade de cores – são 32 de estrutura e nove de tecido altamente estável e impermeável que protege dos raios UV, vento e chuva – o suporte em alumínio possibilita a integração com as verticais, tem shape limpo e elegante, além de funcional. “Com os desafios da construção e arquitetura o mercado responde com produtos de alta tecnologia, fabricados com materias de excelente qualidade e durabilidade.

Esta infraestrutura, por exemplo, tem a opção de acionamento motorizado ou automatizado o que garante um movimento mais fácil e eficiente”, destaca Marcelo, que acredita que boas ideias não faltarão para o espaço. Mais informações sobre o concurso público no site do Instituto de Arquitetos do Brasil/Departamento Santa Catarina (IAB/SC) http://iab-sc.org.br/2013/09/abertas-as-inscricoes-para-o-concurso-publico-do-vao-central-do-mercado-publico-de-florianopolis/

 

 

› FONTE: A CASAA

Comentários