Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Homem tem parada cardíaca e morre após ficar sem atendimento em posto de saúde de Florianópolis

Publicado em 11/03/2016 Editoria: Florianópolis Comente!


Silvio caiu no meio da rua ao voltar para a casa, na Agronômica

Silvio caiu no meio da rua ao voltar para a casa, na Agronômica

Segundo familiares, a recusa no atendimento foi por causa da greve dos servidores municipais; médica conta outra versão

Um homem de 48 anos sofreu uma parada cardíaca no meio da rua após não receber atendimento no posto de saúde do bairro Agronômica, em Florianópolis, na manhã desta sexta-feira (11). O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi chamado para tentar reanimar o paciente, mas ele não resistiu e morreu no local.

De acordo com familiares, o vigilante Silvio Cesar de Souza chegou em casa pela manhã já indisposto e com dores no peito. Ele tomou um copo d’água, esperando que a dor aliviasse, mas como não melhorou, foi acompanhado pela mãe, Nilza Silva de Souza, de 77 anos, até o posto de saúde.

Nilza contou que, já na unidade, o atendimento foi negado por causa da greve dos servidores municipais, sendo orientados a procurar um hospital. Quando voltavam para a casa, no entanto, Souza caiu enquanto subia a servidão Espaminondas V. de Carvalho, já com parada cardíaca.

Assim que soube do problema apresentado pelo paciente, a médica da unidade foi até a servidão para oferecer ajuda. “Fui chamada porque soube que ele tinha desmaiado no caminho e vim atender”, comentou. “Eu não vi o que aconteceu porque estava em atendimento quando ele foi até o posto, mas o que a pessoa da recepção me disse é que ele foi orientado a esperar ou a procurar um serviço de emergência. Mas ele optou por ir em um serviço de emergência e caiu no caminho”, contou a médica Vânia Andriani.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que está apurando o que aconteceu na unidade e que deverá dar um posicionamento em breve.

› FONTE: Alessandra Oliveira

Comentários