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Governo do Estado autoriza trabalhos da etapa final da restauração da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis

Publicado em 10/03/2016 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto: James Tavares/Secom

Foto: James Tavares/Secom

A obra de restauração da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, avança para a reta final

 Foi assinado na manhã desta quinta-feira, 10, o contrato do Governo do Estado com o Grupo Teixeira Duarte para a última etapa de trabalho, orçada em R$ 262,9 milhões e com prazo de execução previsto em 30 meses.  O documento foi assinado pelo governador Raimundo Colombo, o vice Eduardo Pinho Moreira, secretários de Estado e representantes da empresa, em ato no Centro Administrativo, em Florianópolis. Os recursos, já assegurados, integram o programa Pacto por Santa Catarina.

“Trata-se de uma obra que nos desafia em todos os sentidos, uma obra que ficou muito tempo parada e que tem uma complexidade de engenharia talvez única no mundo. Mas vencemos os obstáculos burocráticos e financeiros e, agora, estamos otimistas com a conclusão dos trabalhos para a entrega da restauração, que ao mesmo tempo será um ganho em mobilidade e um ato de preservação do nosso patrimônio histórico”, destacou o governador Raimundo Colombo.

O Grupo Teixeira Duarte foi contratado com dispensa de licitação. O procurador-geral do Estado, João dos Passos Martins Neto, explicou que o procedimento foi possível porque a obra atende requisitos como restauração de objeto histórico de autenticidade certificada. E pode ser enquadrado, ainda, em procedimento de inexigibilidade de licitação, diante da inviabilidade de competição, da natureza singular do serviço e da especialização da empresa contratada.

O secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa, lembrou que, já se preparando para a última etapa das obras, em dezembro de 2015 o Governo do Estado apresentou a proposta de contratação direta do Grupo Teixeira Duarte para o Tribunal de Justiça, o Ministério Público do Estado, o Tribunal de Contas do Estado e a Assembleia Legislativa (Alesc). “Foram encaminhadas cópias da proposta com toda a fundamentação jurídica e informações sobre o orçamento para garantir a segurança necessária ao processo”, ressaltou.

Os secretários de Estado do Planejamento, Murilo Flores, e da Infraestrutura, João Carlos Ecker, e o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Wanderley Agostini, também participaram da assinatura do contrato.

Grupo Teixeira Duarte

A etapa anterior, a construção da estrutura de sustentação da ponte, foi realizada pela empresaEmpa, que também faz parte do Grupo Teixeira Duarte, sendo concluída nesta semana, um mês antes do prazo previsto, que era abril deste ano. A chamada ponte segura é composta por quatro torres ligadas por cinco treliças, formando uma complexa estrutura que sustentará a ponte durante o trabalho de restauração. A primeira treliça foi erguida em dezembro de 2015, a segunda em janeiro deste ano, a terceira e a quarta em fevereiro e, em março, a última. “O portfólio do Grupo Teixeira Duarte e a execução da etapa anterior deixam o governo tranquilo e seguro com o novo contrato”, defendeu o presidente do Deinfra, Wanderley Agostini.

Fundado em 1921, o Grupo Teixeira Duarte conta com mais de 13 mil trabalhadores operando em 16 países. Em seu portfólio, estão grandes obras de infraestruturas como pontes, barragens, hospitais, estradas e outras obras públicas, além de grandes edifícios. O diretor internacional do grupo, Helder Matos, e o diretor para o Brasil, João Pedro Lopes, apresentaram o cronograma da nova etapa, destacando que o projeto, por sua peculiaridade, tem atraído o interesse de universidades e centros de pesquisa de engenharia de todo o mundo.

Os principais passos da etapa final:

Trabalhos preparatórios (montagem de canteiros e gruas)

Reforço das fundações

Instalação de 54 macacos hidráulicos para transferência de carga (suspensão do vão central)

Reforço da estrutura central da ponte

Montagem das novas barras de olhal

Transferência de carga definitiva (ponte volta a sustentar o próprio peso)

Montagem de novo pavimento (pavimento rodoviário e ciclovia)

Desmontagem da estrutura provisória - transferência de carga para a estrutura da ponte

› FONTE: Governo do Estado de SC

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