Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Governo do Estado assina nesta quinta o contrato para obras da última etapa de restauração da Ponte Hercílio Luz

Publicado em 09/03/2016 Editoria: Florianópolis Comente!


James Tavares / Secom

James Tavares / Secom

O Governo do Estado está prestes a dar início à última etapa da restauração da Ponte Hercílio Luz, de Florianópolis

 Será assinado nesta quinta-feira, 10, o contrato para realização das obras pelo Grupo Teixeira Duarte. O valor do contrato é de R$ 261 milhões e o cronograma dos trabalhos será apresentado em ato com a presença do governador Raimundo Colombo; do presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Wanderley Agostini; do secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa; e de representantes do Grupo Teixeira Duarte.

O ato será realizado às 9h desta quinta-feira, 10, no mezanino do Teatro Pedro Ivo, anexo ao Centro Administrativo, em Florianópolis. Em seguida, no mesmo local, será concedida entrevista coletiva para a imprensa.

A etapa anterior, a construção da estrutura de sustentação da ponte, foi realizada pela empresa Empa, que faz parte do Grupo Teixeira Duarte, sendo concluída nesta semana, um mês antes do prazo previsto, que era abril deste ano. A chamada ponte segura é composta por quatro torres ligadas por cinco treliças, formando uma complexa estrutura que sustentará a ponte durante o trabalho de restauração. A primeira treliça foi erguida em dezembro de 2015, a segunda em janeiro deste ano, a terceira e a quarta em fevereiro e agora em março a última.

Já se preparando para a última etapa das obras, em dezembro de 2015 o Governo do Estado apresentou a proposta de contratação direta do Grupo Teixeira Duarte nesta fase sem necessidade de licitação, diante da natureza singular do serviço e da especialização da empresa. Para garantir transparência e promover um debate sobre o tema, foram encaminhadas cópias da proposta com toda a fundamentação jurídica e informações sobre o orçamento para o Tribunal de Justiça, Ministério Público do Estado, Tribunal de Contas do Estado e Assembleia Legislativa (Alesc).

As empresas

Há mais de 60 anos no mercado brasileiro da construção pesada, a Empa faz parte de um dos maiores grupos empresariais de Portugal, o Grupo Teixeira Duarte, que possui atividades e projetos nas várias áreas da construção. Fundado em 1921, o Grupo Teixeira Duarte conta com mais de 13 mil trabalhadores operando em 16 países. Em seu portfólio, estão grandes obras de infraestruturas como pontes, barragens, hospitais, estradas e outras obras públicas, além de grandes edifícios.

Histórico da Ponte Hercílio Luz

A Ponte Hercílio Luz foi construída na década de 1920 - entre novembro de 1922 e maio de 1926. A ponte foi oficialmente inaugurada em 13 de maio de 1926 e fechada para o tráfego de veículos pela primeira vez em 22 de janeiro de 1982. Em 1988, foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal e, em 1991, foi novamente interditada a qualquer tipo de tráfego.

Em abril de 2015, tendo em vista a situação emergencial da obra, o Governo do Estado contratou a empresa Empa para a conclusão da etapa da ponte segura. A empresa concluiu a montagem do estrado, na última torre de apoio do vão central da ponte, no dia 4 de outubro, cumprindo o prazo contratual que foi de 180 dias.

Em outubro de 2015, o Governo do Estado liberou a ordem de serviço para a conclusão das treliças da estrutura inferior que fazem a ligação entre os apoios e as torres principais da Ponte Hercílio Luz, trabalho concluído neste mês de março.

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários