Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

São Miguel do Oeste tem a segurança reforçada com a instalação da Central de Videomonitoramento

Publicado em 12/02/2016 Editoria: Segurança Comente!


A segurança de São Miguel do Oeste, no Extremo-Oeste catarinense, foi reforçada com a instalação da Central de Videomonitoramento. Dez câmeras passaram a fazer a vigilância da cidade. O governador Raimundo Colombo e o comandante-geral da PM de Santa Catarina, coronel Paulo Henrique Hemm, inauguraram nesta quinta-feira, 11, o sistema, que funciona como uma importante ferramenta de apoio ao policiamento, agregando tecnologia e modernidade.

“Estamos ampliando ainda mais a nossa ação em relação à Segurança. Os equipamentos, além de atuarem como  ferramenta de apoio, permitem à polícia antecipar-se aos fatos, mapear zonas de risco e identificar e prender os criminosos. A experiência que temos nos municípios já atendidos demonstra que os ganhos são extraordinários. Com isso, estamos melhorando a proteção das pessoas e as condições de trabalho da Segurança Pública”, afirmou o governador.

A central está  instalada na sede do 11º BPM. As delegacias de Polícia Civil também terão acesso às imagens, permitindo a identificação de infratores e auxiliando nas investigações. As câmeras foram instaladas em locais estratégicos, nos pontos de aglomeração, espalhados pelas cidades. As imagens em qualidade digital são transmitidas por cabos de fibra ótica até a sala onde ficam os monitores, permitindo que os policiais acompanhem toda a movimentação nas ruas. O investimento foi de R$ 259,5 mil do Governo do Estado e Poder Judiciário.

“Esse sistema traz mais segurança para todos os locais do Estado. A central que hoje é inaugurada oficialmente, está em funcionamento desde novembro e apresenta resultados excelentes em São Miguel do Oeste”, salientou o coronel Hemm.

A estudante Sabrina Lisot garante que o sistema de videomonitoramento foi essencial para solucionar o caso de furto da sua bolsa. Ela conta que o crime ocorreu enquanto ajudava o pai a entregar panfletos no centro de São Miguel do Oeste. “Coloquei a bolsa ao lado e me virei por alguns minutos. Em seguida, ela havia sumido. Percebi que fui furtada e logo pensei nas câmeras de videomonitoramento, então ligamos para a polícia. As câmeras filmaram o exato momento que um casal furtou a bolsa. Graças a isso, conseguimos recuperar os pertences. Me sinto muito mais protegida”, disse.

“Como toda a tecnologia operacional, as câmeras proporcionam agilidade, flexibilidade e rapidez na pronta resposta que se dá ao cidadão. Muitos casos já foram resolvidos no município”, ressaltou o comandante da 9ª Região da Polícia Militar, Aldo Antonio dos Santos Junior.

O comandante Hemm também anunciou que será implantado a PMSC Mobile em São Miguel do Oeste com o apoio do Poder Judiciário. O projeto de tecnologia móvel embarcada em viaturas é composto por tablet ou smartphone e impressora térmica que substitui o papel e a caneta. “Vamos ganhar tempo de resposta e reduzir o tempo de atendimento, otimizando recursos e dando eficiência aos serviços prestados aos cidadãos”, afirmou Hemm.

“Nosso Estado está avançando muito. A tecnologia empregada no aplicativo PMSC otimiza tempo, capital humano e adianta a disponibilidade da informação para análise criminal. Além de facilitar e agilizar a lavratura de boletins e o registro de ocorrências, traz eficácia na prestação de serviço à comunidade. É um grande ganho”, destacou o governador.

O secretário de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, informou que por conta de uma parceria entre prefeitura, Polícia Militar, Polícia Civil, CDL e Acismo outras dez câmeras de monitoramento devem ser instaladas em uma próxima etapa. Conforme Trevisan, as parcerias firmadas possibilitam aumentar a área de monitoramento, trazendo ainda mais segurança para a população.

Também acompanharam a inauguração, os secretários da Educacão, Eduardo Deschamps, da Infraestrutura, João Carlos Ecker, prefeito de São Miguel do Oeste, João Carlos Valar, além de deputados e outras autoridades.

Saiba mais sobre o PMSC Mobile

O projeto PMSC Mobile é uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública e a Companhia de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina – Ciasc . A solução é composta por um tablet com um aplicativo específico e uma impressora térmica portátil, que serão utilizadas no policiamento motorizado em viaturas equipadas com o kit de tecnologia móvel. Nas demais modalidades, como por exemplo, o policiamento a pé, montado ou bike, policiais militares farão uso de um smarthphone e da mesma impressora portátil disponibilizada nas viaturas.

O programa conta com diversas ferramentas que auxiliam no atendimento da Polícia Militar. Uma delas é a visão espacial, que permite o gerenciamento de ocorrências, indicando onde estão posicionadas as viaturas e ocorrências em andamento.

Comenda Guardião do Horizonte

Durante a inauguração, o governador Raimundo Colombo recebeu a Comenda Guardião da Fronteira Barriga Verde. Instituída pela Lei Municipal 7.173, em parceria com o comando da 9ª Região de Polícia Militar de Fronteira de São Miguel do Oeste, a comenda reconhece e premia cidadãos comprometidos com o desenvolvimento humano e a segurança pública da área de abrangência da 9ª Região.

› FONTE: Secretaria de Estado de Comunicação - Secom

Comentários