Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeita Adeliana Dal Pont recebe representantes de órgãos municipais e estaduais para tratar da questão da população em situação de rua

Publicado em 02/02/2016 Editoria: São José Comente!


Reunião ocorreu na manhã desta segunda-feira (1º) na Prefeitura de São José

A prefeita Adeliana Dal Pont recebeu representantes das prefeituras da Grande Florianópolis, do Governo do Estado, Polícia Militar, Ministério Público e Defensoria Pública, na manhã desta segunda-feira (1º), na Prefeitura de São José. Na reunião, foi dada continuidade às discussões sobre o atendimento à população em situação de rua da região metropolitana. Uma das ações que ficou definida é a elaboração de um cadastro único para que os municípios tenham um local específico para registrar e identificar os moradores em situação de vulnerabilidade social.

Na abertura do encontro, a prefeita Adeliana Dal Pont agradeceu a presença de todos e lembrou que o objetivo é buscar soluções para resolver os problemas comuns dos municípios de forma coletiva. "Se trabalharmos juntos, com o compromisso do esforço e com as mesmas condições, será possível obter um resultado melhor e com sustentação", salientou a prefeita.

 "Estamos trabalhando na ampliação dos serviços essenciais há três anos e a nossa administração priorizou a Saúde, a Educação e a Assistência Social, procurando investir para que São José tenha um futuro melhor", finalizou Adeliana. Em 2015, por exemplo, o Centro POP de São José realizou cerca de 7,3 mil atendimentos a pessoas em situação de rua sendo que, no mesmo período, foram realizadas mais de 1,3 mil abordagens sociais.

Após a abertura da reunião, a secretária de Assistência Social de São José, Norma Warmling, conduziu os trabalhos e destacou a importância de estabelecer uma estratégia coletiva para que os municípios e o Estado trabalhem em conjunto, proporcionando um atendimento eficaz. "Precisamos unir nossas forças para juntos solucionarmos esse problema que atinge a sociedade e a própria equipe técnica que trabalha diretamente com moradores em situação de rua e dependentes químicos", ressaltou a secretária.

O defensor público estadual Ronaldo Francisco lembrou que a situação financeira dos municípios, do Estado e da União pode aumentar a demanda por este tipo de serviço. "A crise econômica que afeta todo o país deve se agravar este ano e, consequentemente, acarretar no maior número de pessoas em situação de rua na região", assinalou Ronaldo. Já a promotora da Cidadania de São José, Luciana Rosa, se colocou a disposição e destacou a importância dos serviços funcionarem em rede.

Uma nova reunião está marcada para o dia 15 de fevereiro, às 9h, na Prefeitura de São José, quando os representantes dos quatro municípios irão apresentar sugestões e modelos de cadastro para a realização de um levantamento da quantidade e identificação dos moradores de rua da Grande Florianópolis, com o objetivo de unificar todas as informações e dados para facilitar o trabalho conjunto.

Estavam presentes também no encontro a secretária adjunta de Assistência Social de São José, Rita de Cássia Furtado; o secretário adjunto de Segurança, Defesa Social e Trânsito de São José, Gilmar Bento; a secretária de Saúde de São José, Suzana Bousfield; o secretário de Assistência Social de Florianópolis, Dejair Oliveira Junior; a coordenadora do Centro Pop de Palhoça, Patrícia Pereira; a representante da Secretaria de Estado da Saúde, Nardele Junsks; representantes da Polícia Militar, coronel Moreira e o tenente-coronel Júlio Cesar; além de servidores municipais de Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça.

› FONTE: Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de São José

Comentários