Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeita Adeliana Dal Pont empossa Juarez Perfeito como reitor do USJ

Publicado em 02/02/2016 Editoria: São José Comente!


A cerimônia, realizada nesta segunda-feira (1º), marca um momento histórico para a instituição

A prefeita Adeliana Dal Pont empossou Juarez Perfeito como reitor do Centro Universitário Municipal de São José (USJ) na tarde da última segunda-feira (1º), na Prefeitura de São José. A cerimônia marca uma momento histórico para a instituição que, pela primeira vez em dez anos de criação, será administrada por um reitor eleito de forma direta pela comunidade acadêmica.

A solenidade de posse foi aberta com um cortejo dos professores e da equipe de colaboradores do USJ. Juarez Perfeito agradeceu a presença de todos e destacou que o momento representa uma conquista do Centro Universitário e o cumprimento do compromisso assumido pela Prefeitura de São José. "Este momento finaliza o processo democrático onde professores, alunos e servidores, pela primeira vez, elegem quem os representará junto à comunidade", assinalou Juarez.

O novo reitor do USJ salientou ainda que o compromisso é dar continuidade ao árduo trabalho em prol da educação iniciada há uma década. "O nosso Município é um dos pouquíssimos do Brasil onde é oferecido, juntamente com o Estado, educação desde a creche até a universidade", complementou o reitor Juarez Perfeito.

A prefeita Adeliana Dal Pont lembrou que em 2013, quando assumiu a Prefeitura, tinha o compromisso de fortalecer o USJ e ao assinar o termo de saneamento de deficiências percebeu que a prioridade não era mais a sede ou o plano de cargos e salários tão solicitados pela comunidade acadêmica. "Descobri que a prioridade era o cumprimento das exigências do Conselho Estadual de Educação para garantir a sobrevivência do Centro Universitário e agora estamos colhendo os frutos dessa decisão", ressaltou a prefeita.

Segundo Adeliana, o cumprimento de todas das determinações do termo de saneamento permitiu ao USJ manter a condição de Centro Universitário. "Cumprimos com êxito as exigências do termo, atualizando toda a documentação dos cursos, de modo que foi obtida a nota 3.76, quando o máximo é 5 na avaliação de recredenciamento da instituição, que tinha nota inferior a 2 antes de eu assumir, implicando no risco de fechamento do USJ", relembrou.

A prefeita destacou ainda os avanços conquistados pelo Centro Universitário nos últimos três anos, como a abertura de um novo curso de graduação (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas), de dois novos cursos de pós-graduação, a construção do projeto do Plano de Cargos e Salários e, mais recentemente, a parceria com o Governo do Estado para a doação de um terreno, com 5 mil metros quadrados no bairro Bela Vista, para a construção da aguardada sede própria da instituição.

Adeliana agradeceu ainda o empenho da equipe que administrou o USJ nos últimos três anos, desejando sorte e dar boas vindas ao novo reitor e toda a equipe gestora.

A superintendente da Fundação Municipal Educacional, Ana Cristina Hoffmann, agradeceu o apoio da prefeita Adeliana para que o USJ conseguisse manter o status de um Centro Universitário. "Parabenizo o professor Juarez Perfeito pelo resultado da eleição, pois o processo democrático da escolha do novo reitor confirma o grau de maturidade e evolução que alcançamos com a comunidade universitária" afirmou a superintendente.

Eleição

Pela primeira vez, os 1,1 mil alunos matriculados e cerca de 100 professores e servidores que trabalham no USJ puderam votar em uma eleição direta para escolher o reitor que administrará a instituição de ensino pelos próximos dois anos. Juarez Perfeito foi o candidato mais votado na eleição realizada em dezembro de 2015.

› FONTE: Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de São José

Comentários