Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Senar/SC promove 308 treinamentos gratuitos para famílias rurais catarinenses em fevereiro

Publicado em 01/02/2016 Editoria: Geral Comente!


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), disponibiliza no mês de fevereiro 308 treinamentos gratuitos que beneficiarão mais de 4.900 produtores rurais em todo o território catarinense.

Na região norte serão oferecidos 58 treinamentos. Entre eles o de artesanato com pintura na terça-feira (2) em Papanduva, de instalação e manutenção de redes elétricas na quarta-feira (3) em Monte Castelo e de aumento da produtividade do mel no dia 11 em Guaramirim. No dia 17 haverá curso de olericultura orgânica em Rio Negrinho, dia 18 treinamento de manejo de pomar – fruticultura em Canoinhas e no dia 25 curso de operação e manutenção de roçadeira em Araquari.

No Vale do Itajaí, entre os 45 cursos que serão realizados estão o de jardineiro na quarta-feira (3) em Agrolândia, de fruticultura básica no dia 11 em Atalanta e de reformas e pequenas costuras no dia 15 em Imbuia. No dia 22 ocorrerá o curso de conserva de frutas em Braço do Trombudo e no dia 24 de beneficiamento e transformação de peixes e frutos do mar em Itapema.

Na região sul ocorrerão 27 treinamentos. Na quarta-feira (3) haverá o de turismo rural - planejamento e implantação de negócios em Imbituba, de confecção de peças do vestuário íntimo no dia 15 em Pescaria Brava e de artesanato de bordado no dia 16 em Imaruí. No dia 22 será realizado o curso de doma racional de equídeos em Araranguá e no dia 23 treinamento de olericultura básica em Laguna.

Na região leste, entre as 14 qualificações previstas ocorrerão a de boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias na quarta-feira (3) em Florianópolis, de cultivo de plantas medicinais no dia 10 em Santo Amaro da Imperatriz e de doces de leite e iogurte no dia 11 em São Bonifácio. No dia 15 haverá treinamento sobre o aproveitamento integral dos alimentos em São José, de beneficiamento e transformação de peixes e frutos do mar no dia 17 em Águas Mornas e de formas associativas no meio rural no dia 22 em Palhoça.

Entre os 38 treinamentos previstos no planalto serrano estão o de artesanato com pintura na terça-feira (2) em São Joaquim, de confeitaria em São Cristóvão do Sul na quinta-feira (4) e de bordados em chinelos no dia 11 em Ponte Alta. No dia 22 será feito o treinamento de bordado com patchcolagem em São José do Cerrito, no dia 17 o curso de olericultura orgânica em Campo Belo do Sul e no dia 22 o curso de conservação de solo em Cerro Negro.

Na região do meio oeste, entre os 37 cursos previstos estão o de criação de abelha rainha na quinta-feira (4) em Campos Novos, de produção caseira de pães e biscoitos no dia 10 em Capinzal e de ensilagem no dia 12 em Videira. Também ocorrerão os treinamentos de inseminação artificial em bovinos no dia 15 em Água Doce, de emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural no dia 23 em Catanduvas e de artesanato em couro no dia 25 em Herval D&39;Oeste.

No oeste, entre os 52 treinamentos que serão oferecidos estão o de conservas de hortaliças e temperos na terça-feira (2) em Seara, de boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias na quinta-feira (4) em Xavantina e de embutidos e defumados de carne de frango no dia 11 em Entre Rios. No dia 15 treinamento de segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos em Concórdia, de produção caseira de pães e biscoitos no dia 23 em Paial e treinamento de jardineiro no dia 25 em Abelardo Luz.

Entre os 37 cursos que serão desenvolvidos no extremo oeste estão o de embutidos e defumados de carne de frango na quarta-feira (3) em Romelândia, de proteção de nascentes em Campo Erê na sexta-feira (5) e de conservas de hortaliças e temperos no dia 10 em Tunápolis. No dia 15 acontecerá o ocorrerá treinamento em artesanato de crochê e tricô em Palma Sola, de controle de qualidade no transporte do leite no dia 19 em Maravilha e de conservas de hortaliças e temperos no dia 24 em Águas Frias.

O Senar/SC organiza, administra e executa o ensino de formação profissional rural e a promoção social do produtor e trabalhador rural e sua família, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável do País. "A entidade estimula a aprendizagem de maneira harmônica, mudando a visão do homem sobre si mesmo e sobre o mundo em que ele vive", realça o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

Os demais treinamentos podem ser encontrados no site do Senar/SC (www. senar.com.br) que informa as especificidades, carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do município.

› FONTE: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Comentários