Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Carnaval 2016 é oficialmente aberto no Berbigão

Publicado em 01/02/2016 Editoria: Carnaval Comente!


Foto: Petra Mafalda

Foto: Petra Mafalda

Prefeito entregou a chave da cidade ao Rei Momo Hernani Hulk

O prefeito, Cesar Souza Junior, subiu ao palco do Berbigão do Boca, junto da corte do Carnaval 2016 – formada pelo Rei Momo Hernani Hulk, a Rainha, Chayeni Bittencourt, a 1ª Princesa, Karoline Junckes, e a 2ª Princesa, Gisele Breigeron – e ao lado do cidadão-samba, Negro Jê, para entregar ao rei a chave da cidade e dar início aos festejos de momo.

"Declaro oficialmente aberto o carnaval, aqui no Berbigão do Boca. Boas festas a todos e um bom carnaval", disse.

Na ocasião, ele destacou a redução dos investimentos nos festejos de carnaval, porém, sem que os mesmos perdessem o seu brilho."O Berbigão do Boca abre as portas do carnaval em Florianópolis, uma festa bonita, bem organizada, para todos os gostos e que neste ano foi realizada utilizando menos recursos públicos e mais recursos privados".

Ao longo dos 24 anos do Berbigão o bloco presta homenagens a personagens ilustres de Florianópolis, representando-os através dos bonecos. Ao todo são 37 bonecos que participam do cortejo do bloco, que passa pelas principais ruas do centro da cidade ao fim da tarde. Para este ano, 2016, foram feitos três novos bonecos, sendo os homenageados: o pandeirista Jorge Luiz Arcênio, o Kadochi, e o artista plástico Hassis.

O Berbigão do Boca teve início em 1992, e é nesta ocasião, na sexta-feira que precede o carnaval, em que o prefeito declara oficialmente aberto os festejos de momo, por meio do ato simbólico da entrega da chave da cidade ao Rei Momo, Hernani Hulk.

Um dos fundadores da festa, Paulo Bastos Abraham, vulgo Boca, contou um pouco sobre o crescimento da festa: "A cidade adotou ela, gostou, e a tendência é sempre a de crescer. Hoje tem um grande volume de pessoas, com certeza irá circular até o fim da festa mais de 100 mil foliões por aqui. A ideia do Berbigão veio para oferecer algo diferente aos festejos desta época, então inventei isso aí", frisou ele.

A Rainha do Berbigão do Boca, Renata Rosângela de Oliveira, ressaltou a sua emoção por estar pelo segundo ano consecutivo à frente do Berbigão. "Ano passado fui eleita rainha e fui convidada a permanecer no reinado, neste ano. É inexplicável estar aqui, porque eu sempre participo do carnaval de passarela e aqui é um público diferente, tem uma aproximação e uma energia muito maior. É um espaço muito democrático com turistas e foliões, nesta festa tão tradicional e tão nossa", finalizou.

› FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação de Florianópolis

Comentários