Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Procon de São José dá dicas para aproveitar o Carnaval

Publicado em 28/01/2016 Editoria: Carnaval Comente!


O consumidor deve sempre solicitar a nota fiscal com a descrição do item adquirido, valor e data da compra

O Carnaval é uma das festas mais tradicionais do país. Para que as pessoas e divirtam e caiam na folia com segurança, o Procon de São José preparou algumas dicas. A primeira orientação ao consumidor é, em qualquer compra, solicitar a nota fiscal com a descrição do item adquirido, valor e data.

Segundo o diretor do Procon Municipal, Humberto de Souza, é preciso ficar atento antes de ir às compras. "É importante fazer uma pesquisa de preço antes de adquirir qualquer produto. Caso a mercadoria apresente defeito, o consumidor deverá entrar em contato com a loja onde efetuou a compra e solicitar o reparo do produto ou a troca imediata", orienta.

Quando o item for destinado para crianças, o cuidado deve ser redobrado. É importante verificar se o produto é adequado para a faixa etária dos pequenos e se há riscos para a segurança, como intoxicações, asfixias. Os produtos devem possuir o selo do Inmetro, comprovando que ele foi devidamente testado e aprovado pelo órgão e que se encontra dentro das exigências legais. Em caso de produtos como sprays e espumas, a embalagem deve estar devidamente lacrada. Evite latas com sinais de amassados, ferrugens ou que já foram abertas.

Para Humberto, os artigos comercializados por ambulantes, em sua maioria, possuem uma origem duvidosa. "Embora apresentem preços menores, esses produtos podem colocar em risco a segurança do folião. Em caso de problemas com o produto ou mesmo acidentes de consumo, a falta de nota fiscal e até a impossibilidade de identificação do revendedor dificultam a reparação de eventuais danos", explica o diretor do Procon de São José.

As embalagens de artigos importados devem trazer textos traduzidos em português para facilitar a leitura e entendimento do consumidor. "No Carnaval de 2011, na cidade de Bandeira do Sul, em Minas Gerais, serpentinas metalizadas acertaram a rede elétrica, causando um grave acidente com 15 mortes. Na embalagem havia um alerta, mas estava escrito em inglês", lembra Humberto.

Na compra de ingressos, mesas e camarotes para bailes e festas, o consumidor deve evitar comprar de cambistas e solicitar os documentos que comprovem a reserva de mesas.

Em casos de problemas durante as festas de Carnaval, o consumidor poderá se dirigir ao Procon com a documentação referente ao objeto da reclamação, por exemplo, nota fiscal, faturas de cobrança ou contratos.

› FONTE: Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de São José

Comentários