Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Casos de diarreia no Norte caem quase 50%

Publicado em 28/01/2016 Editoria: Saúde Comente!


Informações sobre higiene e prevenção têm sido determinantes na queda do número de pacientes

O número de casos de diarreia registrados na UPA Norte caiu 48,8% na terceira semana do ano, em relação aos ocorridos nos primeiros dias do surto. Para o secretário de Saúde Daniel Moutinho Junior, a maior circulação de informações sobre prevenção e higiene foi determinante para a curva descendente do número de pacientes. Se a tendência se confirmar, na próxima semana o município pode estar livre do surto.

As equipes de Vigilância Epidemiológica analisam diariamente todos os casos de diarreia registrados desde o início do ano e já concluíram que apenas pouco mais de 13% das pessoas que chegaram às unidades de saúde com vômito e diarreia se banharam na praia de Canavieiras e 20% não havia freqüentado nenhuma praia.

As situações de risco identificadas como recorrentes foram a utilização de banheiros públicos sem local adequado para a lavagem das mãos, consumo frequente de alimentos na praia e consumo de água de origem suspeita (poços, por exemplo). "Devemos manter o alerta para que as pessoas cuidem da higiene pessoal e da manipulação dos alimentos até o fim da temporada, após o Carnaval, para que possamos estar livres do surto", afirma o secretário.

Na primeira semana do ano, 977 pacientes foram atendidos na unidade de saúde com os sintomas de doença diarréica. Na terceira semana, esse número caiu para 510. Se o município chegar a 450 registros semanais, deixa de ser caracterizado como surto. O dia 08 de janeiro foi o pico da virose, com registro de 192 casos por dia na UPA Norte. Agora, a média é de 60 a 75 casos por dia.

Para não passar mal, atenção aos cuidados:

- Não consumir alimentos de ambulantes nas praias;

- Lavar muito bem as mãos e os alimentos e não consumi-los crus;

- Evitar deixar alimentos expostos fora da geladeira;

- Evitar deixar a geladeira muito cheia ou abrir constantemente.  Isso reduz a temperatura e a validade dos alimentos;

- Na rua, observar onde consumir os alimentos. Verificar se o restaurante tem autorização da vigilância;

- Não consumir de maneira alguma queijo coalho, choripan ou alimentos de vendedores não autorizados;

- Evite frequentar praias consideradas impróprias para banho (ver relatório da Fatma).

› FONTE: Assessoria de Imprensa da SMS

Comentários