Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Secretários da Grande Florianópolis discutem ações de atenção aos moradores em situação de rua

Publicado em 26/01/2016 Editoria: São José Comente!


A reunião ocorreu na manhã de segunda-feira (25) na Prefeitura de São José

As questões de atenção à população em situação de rua foram tema de uma reunião, realizada na manhã de segunda-feira (25), na Prefeitura de São José. Na oportunidade, secretários municipais de Assistência Social, Saúde, Segurança e Infraestrutura da Grande Florianópolis discutiram ações e medidas que podem ser tomadas de forma conjunta para o atendimento às pessoas em situação de rua e para o combate de crimes, em geral furtos, cometidos por usuários de droga.

A ideia é, a partir de um diagnóstico das ações e dificuldades dos municípios, ampliar a discussão com o Governo do Estado, Ministério Público e Poder Judiciário. Uma nova reunião ficou marcada para a próxima segunda-feira (1º), às 10h, também na Prefeitura de São José. As secretarias de Estado da Saúde, Assistência Social e Segurança Pública, Ministério Público e a Polícia Militar serão convidados para participar desta ação conjunta.

A iniciativa do encontro partiu da prefeita Adeliana Dal Pont durante a reunião entre prefeitos realizada na última quinta-feira (21). Como os municípios da Grande Florianópolis estão em uma área bastante conturbada, a população em situação de rua é uma questão que afeta a todos, já que muitas vezes, basta atravessar uma rua para sair de uma cidade e entrar em outra.

Estavam presentes na reunião o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura de São José, José Natal Pereira; a secretária de Assistência Social, Norma Warmling; o chefe de gabinete, Lédio Coelho; a secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Andréa Pacheco; o diretor geral de Informações e Sistemas, Jean Vieira; o secretário de Assistência Social de Florianópolis, Dejair Oliveira Junior; o diretor de Segurança de Florianópolis, Valci Brasil; o secretário de Assistência Social de Biguaçu, Marconi Kirch; a coordenadora do Centro Pop de Palhoça, Patrícia Pereira; e demais representantes dos municípios.

Para a secretária de Assistência Social, Norma Warmling, um dos pontos centrais é o combate à dependência química. "De alguma forma temos que tirá-los do consumo da droga. Talvez uma solução seria termos um local, na Grande Florianópolis, especializado em tratamento para dependentes químicos", ressaltou a secretária. Em São José, a Secretaria de Assistência Social mantém o Centro Pop, local que abriga os moradores em situação de rua durante o dia, oferecendo alimentação e higiene, e realiza convênios com comunidades terapêuticas para o encaminhamento daqueles que aceitam tratamento da dependência química.

O secretário de Assistência Social de Florianópolis, Dejair Oliveira Junior, concordou com a avaliação de Norma, lembrando a importância do apoio das secretarias municipais e do Estado de Saúde. "Um levantamento feito pela nossa equipe de abordagem aponta que pelo menos 95% dos moradores de rua da Capital são dependentes químicos", destacou Dejair.

Outro ponto discutido foi o aumento dos casos de furtos de equipamentos em prédios públicos e privados. Os usuários de drogas furtam fios de cobre e vendem no próprio município ou na cidade vizinha. Por isso, os secretários decidiram realizar uma ação conjunta com o intuito de diminuir os crimes e otimizar os recursos.

Em São José, com a operação da Central de Vídeo Monitoramento Integrada, já foram realizados flagrantes e prisões. O vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, José Natal Pereira, destacou que também é preciso reforçar a fiscalização de alvarás dos estabelecimentos que trabalham com reciclagem. "Se tirarmos essas atividades de circulação, as pessoas que vendem os produtos irão procurar alternativas de sobrevivência. É a minha luta há muito tempo aqui em São José", afirmou José Natal.

Em Palhoça, o Centro Pop atende em média 80 pessoas em situação de rua por dia. A coordenadora da unidade, Patrícia Pereira, esteve na reunião e se colocou à disposição para apoiar a ação conjunta. "Embora sejam 80 pessoas por dia, não temos muitos registros de furtos em fiação do município de Palhoça", destacou a coordenadora.

Segundo o secretário de Assistência Social de Biguaçu, Marconi Kirch, o município ainda não enfrenta problemas com furtos. "Temos moradores em situação de rua assim como nas cidades vizinhas e uma equipe realiza abordagem, mas não contamos com um Centro Pop", disse Marconi.

 

 

 

 

› FONTE: Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de São José

Comentários