Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Terra das águas termais, Piratuba é um dos destaques no turismo de Santa Catarina

Publicado em 25/01/2016 Editoria: Esportes Comente!


Foto: Cristiano Mortari / Prefeitura de Piratuba

Foto: Cristiano Mortari / Prefeitura de Piratuba

O município de Piratuba é conhecido em todo Sul do país por ser o principal polo turístico do Oeste de Santa Catarina. Com um Parque de Águas Termais, amplo e moderno que oferece lazer e descanso em qualquer estação e para pessoas de qualquer idade, nos últimos anos, Piratuba se destacou no cenário nacional com dois prêmios de referência no turismo. Em 2013 e 2014, o município foi agraciado com o Troféu Beto Carrero de Excelência.

A Companhia Hidromineral, carro chefe do turismo de Piratuba, dispõe de uma estrutura que atende crianças, jovens, adultos e idosos. Com piscinas abertas, cobertas e chuveiros ao ar livre, o Parque Termal se habilita a receber turistas em qualquer época do ano. As áreas de camping também estão disponíveis para os visitantes. Em 20125, um novo complexo com mais seis piscinas foi inaugurado. A estrutura é totalmente coberta e fechada.

O município também se preparou ao longo dos anos para receber os turistas. Hoje mais de 3.500 leitos estão disponíveis, distribuídos em uma rede com hotéis, pousadas, casas de veraneio e apartamentos. Um Centro de Eventos, com estrutura completa também é opção de turismo de negócios e eventos na cidade. Shows nacionais, congressos, cursos ou qualquer atividade que necessite de espaço, salas de apoio, palco, camarins e camarotes, podem ser realizados na terra das águas termais. O comércio também está preparado para a demanda, atendendo o ano todo e oferecendo produtos variados para todos os gostos.

Outros atrativos

Além do Parque Termal, Piratuba oferece outras opções para os visitantes. É possível no município, passear a bordo da famosa Maria Fumaça pelos trilhos da Ferrovia “São Paulo Rio Grande”, construída em 1910. Um passeio agradável onde os guias contam a história da ferrovia e a relação entre ela e Piratuba. Outro passeio interessante é o realizado pelas “jardineiras”, veículos que trafegam pela cidade passando por pontos como a Casa da Memória, Casa da Cultura, Parque e mini zoológico Três Pinheiros, Hotel Fazenda do Engenho e Casa Colonial. Quem preferir aventura ou descanso, também tem a opção do Parque de Aventura e Lazer, que oferece açudes para a pesca, trilhas ecológicas e uma tirolesa com 700 metros.

Outro atrativo de Piratuba é a Usina Hidrelétrica de Machadinho. É a maior Usina de Santa Catarina com uma capacidade instalada de 1.140MW e está a 18 km do município. Um programa de visitas do Consórcio Machadinho disponibiliza passeios diários até o empreendimento. O turista é transportado até a Usina e conhece os túneis de condução, comportas, linhas de transmissão de energia, túneis de desvio e transformadores. Tudo com acompanhamento de guias treinados.

› FONTE: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte – SOL

Comentários