Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Casan finaliza novo trecho de emissário de esgotos em Canasvieiras

Publicado em 22/01/2016 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto: Bira Dias

Foto: Bira Dias

Entra em teste nesta quinta-feira, 21, o novo trecho de emissário de esgoto que a Casan implantou entre a Estação Elevatória de Esgotos do Rio do Braz e a Estação de Tratamento de Canasvieiras.

A implantação da tubulação é uma das ações emergenciais da Casan na região diante da alta quantidade de ligações irregulares (57% dos imóveis, segundo o Programa Se Liga na Rede) e do número recorde de veranistas.

Para mais segurança da Estação Elevatória do Rio do Braz, a Companhia também colocou na unidade uma quarta bomba para eventualidades, já que há duas em operação e uma terceira de reserva.

Além disso, está erguendo um muro de pedra, com cerca elétrica, para evitar a ação de vândalos, como a que prejudicou o funcionamento da estação elevatória na tarde do dia 31 de dezembro, conforme Boletim de Ocorrência Policial nº 00126-2015-08575. Uma câmera de vídeo também está sendo instalada nesta quinta no local pela empresa responsável pela vigilância.

Controle de excedente

O novo emissário de esgotos da Casan em Canasvieiras foi assentado entre a Estação Elevatória de Esgoto do Rio do Braz e a Avenida Luiz Boiteux Piazza. Nesse local, a tubulação foi interligada a um outro emissário já existente.

Com 540 metros, a nova rede de esgotos dobra a capacidade da Elevatória do Rio do Braz, permitindo que o excedente de esgoto na região − gerado principalmente por ligações irregulares, que jogam água da chuva na rede de esgoto − seja encaminhado para a Estação de Tratamento, a três quilômetros dali.

Relatório do projeto Se Liga na Rede revela que, entre as edificações vistoriadas em Canasvieiras e Cachoeira do Bom Jesus, 57% apresentaram irregularidades. Entre as inadequações mais prejudiciais, estão moradias não ligadas à rede coletora, falta de caixa de gordura e ligação da água pluvial à rede esgoto – ação que é uma das principais geradoras de excedente na Estação Elevatória e consequente comprometimento ao adequado funcionamento no Sistema de Esgotos Sanitários.

Assessoria técnica

Outra ação da Casan direcionada ao Norte da Ilha é a oferta de assessoria gratuita aos moradores. O objetivo é estimular a ligação adequada das residências à rede coletora de esgotos diante do alto número de irregularidades em uma região que recebe milhares de turistas.

Segundo a legislação, a atribuição de fazer a correta ligação à rede é do proprietário, mas o quadro de degradação ambiental na altura do Rio do Braz fez a Casan disponibilizar o telefone (48) 3271-4510 para agendamento da orientação técnica gratuita.

Se necessário, um técnico vai até o imóvel averiguar, com o proprietário, a melhor maneira de fazer a ligação. O site www.casan.com.br também traz as principais orientações sobre como fazer a ligação à rede de esgotos.

› FONTE: Gerência de Comunicação Social da Casan

Comentários