Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Estado emite a primeira Nota Fiscal Eletrônica para o produtor rural em evento de cooperativa do Oeste, com presença do governador Colombo

Publicado em 20/01/2016 Editoria: News Comente!


Foto: Julio Cavalheiro/Secom

Foto: Julio Cavalheiro/Secom

O governador Raimundo Colombo participou, na manhã desta quarta-feira, 20, em Chapecó, da abertura da 21ª edição do Campo Demonstrativo Alfa, o CDA 2016. O evento técnico-informativo é destinado aos familiares de agricultores associados da Cooperativa Agroindustrial Alfa (Cooperalfa). Durante o evento, foi firmado convênio de R$ 150 mil para aprendizagem rural e emitida, em tempo real, a primeira Nota Fiscal Eletrônica para o produtor rural.

No local, os agricultores podem trocar experiências e conhecer as novidades de todas as atividades desenvolvidas pela cooperativa, como, por exemplo, suinocultura, bovinocultura leiteira, bovinocultura de corte, avicultura, produção de grãos, entre outros.

O governador Raimundo Colombo destacou o agronegócio como uma das atividades econômicas mais importantes do Estado e do Brasil e reforçou que o modelo é uma referência aos valores e princípios trazidos pelos colonizadores e cultivados pelas famílias.

“Hoje, aqui, estamos reconhecendo o sucesso de um setor que faz forte a nossa vida em comunidade, que se faz importante na quantidade que produz, nas oportunidades que gera e na forma como distribui o bem-estar às pessoas. É um setor que se faz tão imponente por agregar o trabalho, a tecnologia e o modelo de cooperação que tem como princípio a solidariedade e a promoção de oportunidades iguais para todos”, disse Colombo.

O governador também destacou as conquistas do setor e a contribuição do segmento para manter o modelo econômico do Estado, que, mesmo com a crise, vem permitindo um cenário de equilíbrio fiscal, ao contrário do que ocorre na maioria dos outros estados brasileiros. “Santa Catarina, no agronegócio, é uma referência para o Brasil e para o mundo. Nós conseguimos, em um curto espaço de tempo, ocupar um espaço extraordinário na economia brasileira e mundial e somos reconhecidos pela qualidade do nosso produto. Isso permitiu que Santa Catarina alcançasse um bom nível de prosperidade”. Colombo citou indicadores sociais que apontam, por exemplo, o nível de empregos. Dados do IBGE apontam que, enquanto no Brasil a faixa de desemprego é da ordem de 9%, no Estado está na faixa de 4%.

Ao dar as boas vindas aos participantes, o presidente da Cooperalfa, Romeo Bet, também destacou a força econômica do agronegócio e reforçou o convite para que as famílias não só conheçam as novidades, mas as apliquem no trabalho do dia a dia de forma a melhorar cada vez mais a produção, a renda e a gestão das pequenas propriedades. “Vamos continuar fazendo a nossa parte com a dedicação e qualidade de sempre”, afirma.

Esse ano, uma das novidades do evento fica por conta de um nicho de mercado que está evoluindo e pode se tornar uma importante fonte de renda para as famílias que vivem próximas a centros consumidores como Chapecó, por exemplo. É o cultivo protegido de hortifrutigranjeiros. Os vegetais são cultivados com fertirrigação, prática que potencializa a produção e, ao mesmo tempo, promove economia no uso de insumos. O modelo pode ser conhecido no campo demonstrativo.

Segundo os organizadores, durante os três dias de evento, o CDA 2016 deve reunir um público de aproximadamente 7 mil participantes em Chapecó.

Nota Fiscal Eletrônica para o produtor rural

Com a nova opção, o agricultor que tiver acesso à internet pode imprimir o documento em poucos cliques, sem precisar sair de casa. O secretário de Estado da Fazenda, Antonio Marcos Gavazzoni, explicou que Santa Catarina é o primeiro estado do Brasil a oferecer o serviço e que a ferramenta vai trazer mais agilidade e conforto para o pequeno produtor.

“Representa a desburocratização e a facilitação da vida do produtor. O sistema atual é muito cansativo e exige o deslocamento do produtor até os órgãos de controle para a emissão e validação do documento fiscal. A partir de hoje é tudo eletrônico e o impacto das pessoas envolvidas com o processo e já treinadas pelo novo modelo é muito positivo com essa iniciativa pioneira do estado de Santa Catarina”, afirmou Gavazzoni.

› FONTE: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Comunicação

Comentários